Por que hino da França foi vaiado em jogo contra Tunísia na Copa?

O jogo entre França e Tunísia trouxe à tona a narrativa do colonizador contra o colonizado

30/11/2022 16:10

Nesta quarta-feira, 30, o hino nacional da França, ‘A Marselhesa’ foi vaiado no início da partida contra a Tunísia, na Copa do Mundo do Catar.

Por que hino da França foi vaiado em jogo contra Tunísia na Copa?
Por que hino da França foi vaiado em jogo contra Tunísia na Copa?

Apesar de incomum hinos serem vaiados, neste caso, a manifestação já era esperada. Isso porque o contexto histórico envolvendo os dois países é muito forte e com episódios decisivos recentes.

O jogo entre França e Tunísia trouxe à tona a narrativa do colonizador contra o colonizado.

Nos momentos iniciais da partida, quando os hinos são tocados, alguns tunisianos presentes no Estádio Education City, em Al Rayyan, no Qatar vaiaram A Marselhesa.

A Tunísia foi colônia da França desde 1881 até pouco tempo atrás. O país africano só conquistou sua independência em 1956, após 75 anos sendo colonizado. E provavelmente, esse é o principal motivo para a vaia tunisiana ao hino da França.

Ao final da partida a França sofreu uma derrota histórica contra a Tunísia. Foi a primeira vez que a seleção africana venceu a europeia. O placar do jogo foi 1 x 0. O gol de Khazri, aos 12 minutos do segundo tempo, foi o único válido da partida. Griezmann chegou a balançar a rede para os franceses, mas teve o gol anulado pelo VAR.

A Tunísia é um país localizado no norte da África que possui um pouco de tudo: deserto, praias, lagos, oásis, coliseus, ruínas… É um lugar interessante, dono de uma cultura exótica aos olhares brasileiros e pouco visitado por nós. Conheça mais sobre a Tunísia aqui.