Por que idade de Glória Maria sempre foi um mistério?
A jornalista nunca confirmou, oficialmente, seu ano de nascimento
A jornalista Glória Maria morreu nesta quinta-feira, 2, no Rio de Janeiro. A repórter celebrava seu aniversário em 15 de agosto, mas ela nunca revelou, oficialmente, seu ano de nascimento, o que tornou a idade um mistério.
Lembrada pelas inúmeras reportagens, memoráveis entrevistas e coberturas, viagens internacionais e também pelos memes, Glória Maria não gostava quando o assunto era idade: “Divulgar minha idade não faz parte dos meus interesses”, ressaltou ao jornal Agora S. Paulo uma vez.
Por que surgiu o mistério com a idade de Glória Maria?
Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, Gloria Maria nasceu no Rio de Janeiro. Sua mãe teria dado à luz quando estava prestes a fazer 19 anos, em 15 de agosto de 1949, ou quase aos 29 anos, em 15 de agosto de 1959.
- Conheça 8 famosos que não seguem ninguém no Instagram – e por que eles fazem isso
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- 10 falas que mostram porque Rita Lee sempre foi um ícone
- Gabriela Prioli rebate julgamentos por voltar a trabalhar um mês após o parto
Os dois anos de nascimento diferentes, então, são os responsáveis pela dúvida sobre a verdadeira idade de Glória Maria.
Em 2014, um suposto plano de saúde no nome dela foi divulgado pelo colunista Leo Dias, na época no jornal O Dia. O documento mostrava que a jornalista nasceu em 1949.
No entanto, Glória negou a informação na ocasião e, desta vez, revelou seu suposto ano de nascimento: “Nasci em 1959, baby. Tudo que sai meu é errado. Eles dizem até que nasci na Bahia. É com isso que fico revoltada. Você deu uma vez aquilo [que ela nasceu em 49], é mentira”, afirmou.
Ainda assim, a idade continua sendo uma incógnita. Pois, a jornalista estava na TV Globo desde 1971, o que seria sinônimo de que ela foi contratada com apenas 12 anos se nasceu em 1959.
O mistério continua
O Memória Globo diz que a jornalista ainda chegou a conciliar os estudos na faculdade de Jornalismo da PUC-Rio com o emprego de telefonista da Embratel. Contudo, não indica com quantos anos ela se formou na faculdade.
Em 2019, a repórter comentou em uma entrevista à coluna Patrícia Kogut, do Jornal O Globo, que sabia o que as pessoas mais pesquisavam sobre ela na internet: “A idade, né?”
“Eu viajo o tempo todo. Aonde vou preciso mostrar minha identidade. Não tenho como esconder a idade. Todo mundo sabe, não existe mistério. Mas isso virou um folclore. Todos ficam intrigados porque tenho quase 40 anos de jornalismo. Três ou quatro gerações já me viram na TV. Então, pensam: ‘Essa mulher tem 200 anos’. O que vou fazer? Quando falo, ninguém acredita. Então, melhor não falar. Não vou tirar a ilusão de um país inteiro. As pessoas querem viver disso, vamos deixar, né?”, afirmou para a mesma colunista.
Na época, Gloria Maria ainda brincou que o mistério de sua idade jamais seria revelado: “Isso vai me acompanhar até a morte. (…) Eu tenho uma regra: quando fizerem meu obituário no ‘JN’, a única coisa que não pode ter é a idade. Eu fiz todo mundo se comprometer comigo. Se, depois de morta, eles botarem a minha idade, puxo a perna de todo mundo.”
Quando falou de sua carreira em março de 2022, no “Roda Viva”, da TV Cultura, Glória também não entregou quando iniciou: “Eu nunca estacionei ao longo da minha carreira. Eu comecei lá atrás, que eu não vou dizer há quanto tempo lá atrás, mas eu fui mudando”, disse.
Sem idade na lápide
Em 2020, durante sua participação no programa “Que história é essa, Porchat?”, da GNT, Glória disse que também não queria seu ano de nascimento na lápide.
A afirmação da jornalista foi em resposta ao comediante, que questionou os convidados sobre o que eles gostariam que estivesse escrito quando morressem.
“Isso aí fora. ‘Nasceu tanto e morreu tanto’, nem pensar. Eu só ia botar assim: ‘A mulher que morreu sem idade’”, afirmou diante de aplausos e risos de todos os presentes. Veja: