Por que nega teu corpo?

Vestir-se é, em si, um ato de negação do corpo. Nos vestimos por três motivos: proteção, adorno e vergonha. Decidi não escrever pudor, porque vergonha soa forte. VERGONHA. Vergonha é um constrangimento, uma situação embaraçosa a qual o sujeito se vê colocado por alguma ação ou característica condenado socialmente.

Na história da humanidade, segundo a igreja católica, o ser humano sentiu vergonha quando percebeu-se nu. Hoje convivemos com diversas questões sobre o corpo, o qual consideramos indigno de ser mostrado. Temos a (péssima) referência de um corpo que não é nosso em campanhas de moda, publicidades, etc… Portanto, tentamos incansavelmente esconder o que é natural (ou deveria ser considerado).

É necessário compreender que não se nasce com tais concepções, elas são impostas pela sociedade. É preciso entender o próprio corpo e aceitá-lo, mas tudo bem se, ainda assim, algo nele te incomode. É possível enganar o olhar alheio com roupas e acessórios, maquiagem e cabelo (parte do trabalho de um personal stylist), e assim disfarçar partes indesejadas. Por outro lado, é importante perceber como VOCÊ se enxerga e porque se vê de tal forma. Quem disse que algo está errado? Por que nega teu corpo?