Por que o neto do físico J. Robert Oppenheimer criticou o filme?
Charles Oppenheimer opinou sobre o novo filme, que tem direção de Christopher Nolan e está em cartaz nos cinemas; veja o que ele disse
Em cartaz nos cinemas, “Oppenheimer” acumula cerca de US$ 578 milhões de bilheteria até o momento. Com direção de Christopher Nolan, o filme retrata a época em que o renomado físico, J. Robert Oppenheimer, criou a bomba atômica, lançada nas cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki em 1945.
Logo depois do lançamento do longa, Charles Oppenheimer, neto do físico, declarou em uma entrevista que até gostou do filme, mas que tem uma reclamação.
Qual foi a crítica do neto de Oppenheimer?
Para a revista Times, Charles, que não conheceu os avós, disse que chegou a conversar com o diretor enquanto o filme estava sendo desenvolvido.
- ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres brilha em drama histórico; veja 7 pontos fundamentais do filme
- Museus em São Paulo: conheça os melhores da cidade!
- 43 filmes e séries chegam na Netflix em junho; confira!
- 7 lançamentos nos streamings para ver nesta última semana de abril
Na ocasião, Charles visitou o set de filmagens e ouviu de Nolan que a história teria alguns momentos de dramatização. Além disso, o cineasta também adiantou que algumas cenas poderiam não agradar a família do físico.
E foi exatamente o que aconteceu. Charles comentou que não gostou da cena em que Oppenheimer cogita envenenar seu professor e coloca uma maçã contaminada em sua mesa.
“A parte que eu menos gostei é essa referência à maçã envenenada, que era um problema no [livro] ‘Oppenheimer: o triunfo e a tragédia do Prometeu americano'”, afirmou.
O livro citado por Charles, que tem autoria de Kai Bird e Martin J. Sherwin, foi a obra responsável por inspirar a trama do filme.
“Se você ler o livro com bastante atenção, os autores dizem: ‘Não sabemos realmente se isso aconteceu.’ Não há registro dele tentando matar alguém. Essa é uma acusação muito séria e é uma revisão histórica. Não há um único inimigo ou amigo de Robert Oppenheimer que tenha ouvido isso durante sua vida e considerado verdadeiro”, pontuou Charles.
Apesar de sua insatisfação com a cena, ele não ignorou o restante do filme e aprovou boa parte das liberdades tomadas pelo diretor no roteiro.
“Me incomoda que estivesse na biografia com essa ênfase, não uma isenção de responsabilidade, este é um boato sem fundamento que queriam colocar no livro para torná-lo interessante. Mas eu gosto de um pouco da dramatização. Achei a conversa de Einstein com Oppenheimer no final muito eficaz, embora não fosse verdadeira”, explicou.
Sobre o filme “Oppenheimer”
Baseado no livro “O Prometeu americano”, o filme retrata o físico J. Robert Oppenheimer trabalhando com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, que levou ao desenvolvimento da bomba atômica.
Em cartaz desde o dia 20 de julho, mesmo dia da estreia do live-action de “Barbie“, o filme tem direção e roteiro do renomado cineasta Christopher Nolan.
Protagonizado por Cillian Murphy, que interpreta o físico Oppenheimer, o elenco conta ainda com Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Benny Safdie, entre outros.
Abaixo, assista ao trailer: