Por que Tutinha renunciou ao cargo de presidente da Jovem Pan?

Tutinha começou na rádio Jovem Pan FM em 1976, aos 20 anos, como diretor. Permaneceu no cargo até assumir a presidência, em 2013

Tutinha renunciou ao cargo de presidente da Jovem Pan
Créditos: Divulgação
Tutinha renunciou ao cargo de presidente da Jovem Pan

O empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, conhecido como Tutinha, renunciou ao cargo de presidente do Grupo JP nesta segunda-feira, 9.

A Jovem Pan não detalhou as razões para a saída de Tutinha, afirmando apenas que ele “assim como os demais acionistas da empresa, continua no Conselho de Administração com a missão de preservar os princípios e valores que norteiam o Grupo Jovem Pan há oitenta anos”.

Apesar disso, especulam-se algumas razões, frente ao cenário sociopolítico brasileiro:

  1. Nas redes sociais, a Jovem Pan, sob a presidência de Tutinha, foi acusada de ter inflamado os protestos bolsonaristas contra a eleição democrática de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o que pode ter contribuído para a escalada dos atos terroristas que aconteceram em Brasília no último domingo, 8.
  2. Além disso, desde que a emissora migrou para as plataformas digitais, seus comentaristas propagaram fake news, defenderam a não vacinação e desobediência a decisões do STF, tudo também sob o olhar e a aprovação de Tutinha.

Tutinha começou na rádio Jovem Pan FM em 1976, aos 20 anos, como diretor. Permaneceu no cargo até assumir a presidência, em 2013.

Quem entra no lugar do Tutinha?

O Grupo Jovem Pan divulgou a seguinte nota nesta segunda-feira:

“Roberto Araújo é o novo presidente do Grupo Jovem Pan. O executivo assume o cargo que foi ocupado por Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha, até o final de 2022. Desde 2013 no Grupo Jovem Pan, Roberto Araujo liderou os processos de transformação digital da empresa e de expansão do projeto multiplataforma, que tornou a Jovem Pan um dos players mais relevantes do mercado, no rádio, na Internet. E, mais recentemente, na TV por assinatura. Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, assim como os demais acionistas da empresa, continuam no Conselho de Administração com a missão de preservar os princípios e valores que norteiam o Grupo Jovem Pan há oitenta anos.”