CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Prepare-se: ‘Matrix 4’ vem aí com Keanu Reeves confirmado no elenco

As filmagens devem ter início no início de 2020 e o lançamento espera-se para meados de 2021

Por: Jacqueline Cordeiro

Você assistiu aos filmes da trilogia “Matrix”? Perdeu algum deles? Assistiu, mas não se lembra muito bem ou não entendeu a trama complexa e cheia de referências filosóficas?

Hoje a dica do “Cultura em Casa” é um convite para você mergulhar na saga Matrix e se preparar para a sequência: “Matrix 4” está a caminho!

A produção foi confirmada com o retorno de Keanu Reeves como Neo  – “O Escolhido” e Carrie-Anne Moss no papel da hacker Trinity.

Crédito: Reprodução/ GettyimagesNeo (Keanu Reeves), e Trinity (Carrie-Anne Moss) em “Matrix” – 1999

A trilogia começou em 1999 com o lançamento de “Matrix”, um filme que foi incialmente até subestimado, mas que acabou criando uma verdadeira horda de admiradores no mundo todo e se tornou referência para a indústria do cinema.

Crédito: Shutterstock“Bullet time” ou “efeito Matrix”.

Exemplo disso é o efeito “bullet time”, técnica que passou a ser usada em filmes de ação e ficção-científica e em jogos eletrônicos.

Nesse primeiro filme conhecemos nossos heróis os hackers Neo e Trinity e a trama principal que move toda a trilogia. Trinity leva Neo para um submundo proibido manipulado por uma inteligência cibernética que aprisiona a humanidade em uma realidade ilusória e a usa como fonte de energia. Os dois se juntam a Morpheus (Laurence Fishburne) para destruir esse poder maligno e escapar da Matrix.

Crédito: Reprodução/ ShutterstockAnthony Ray Parker, Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Laurence Fishburne em “Matrix”- 1999.

O segundo filme foi lançado em maio de 2003: “Matrix Reloaded”. Neo, Morpheus e Trinity estão de volta contra o Exército das Máquinas e as forças de repressão e exploração para salvar a raça humana da extinção. Mais um show de efeitos especiais, lutas incríveis e questionamentos filosóficos profundos.

E o último da trilogia é “Matrix Revolutions”, lançado meses depois no mesmo ano, que começa exatamente no ponto da trama em que o anterior parou.

Neste episódio Neo, Morpheus e Trinity se unem na luta para defender Zion contra o ataque violento das máquinas que escravizaram a raça humana. E ainda têm que enfrentar Smith, o ex-agente que se multiplica em um ritmo descontrolado tendo Neo como principal inimigo.

Crédito: Reprodução/ DivulgaçãoAgente Smith (Hugo Weaving), o vilão da trilogia “Matrix”

Assistindo aos três filmes na sequência cresce a curiosidade e a vontade de ver “Matrix 4”, ainda mais quando se pensa no final de “Matrix Revolutions”. Como será possível uma continuação da história?

A trilogia completa você encontra nas plataformas de streaming HBOGO, iTunes/Apple Store, YouTube e Google Play. 

E preste atenção: se você é daqueles que não entendeu muito bem as narrativas, é tempo de saber que as diretoras, as irmãs Lilly e Lana Wachowski, se utilizaram de muitas teorias e doutrinas filosóficas.

Pesquise a Alegoria da Caverna de Platão, que parece complexa, mas a grosso modo fala sobre estar preso em uma caverna (a Matrix nesse caso) e não conseguir enxergar a falsa realidade que aprisiona.

A famosa frase “Penso, logo existo” de René Descartes é outro pilar da narrativa da saga, que nos leva a refletir que não dá para ter certeza de nada, mas é certo que podemos duvidar de tudo. O raciocínio lógico está a nosso dispor para questionarmos tudo. É só querer.

Temos também princípios do budismo e muitas referências à “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, como por exemplo na cena em que Neo deverá escolher entre tomar uma pílula vermelha ou azul. Se tomar a azul a história acaba. Se decidir pela vermelha, entrará em um mundo totalmente desconhecido e de “sonhos”, a Matrix.

Crédito: IstockO conceito da “Pílula Vermelha ou Pílula Azul” – qual a escolha certa?

Enfim, a trilogia nos coloca para pensar.

O que é a Matrix?

O que é a vida?  Sou livre ou vivo em uma realidade onde máquinas me subjugam e me aprisionam?

Uma história que foi lançada há 20 anos e cada vez mais faz sentido nos dias de hoje.

Por: Jacqueline Cordeiro

1
Jogos Olímpicos de Tóquio são adiados por conta do coronavírus
Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram adiados por conta da pandemia de coronavírus. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, …
2
Coronavírus: serviços disponíveis para melhorar seus dias em casa
As TVs por assinatura e os serviços de streaming flexibilizaram seus pacotes e ampliaram a programação disponível para jovens, crianças …
3
Babu no BBB20: Precisamos falar sobre racismo
Os inúmeros episódios de racismo sofridos por Babu no BBB 20 estão dando o que falar. Segue com a gente …
4
Ronaldinho Gaúcho e a polêmica do passaporte falso no Paraguai
Dizer que Ronaldinho Gaúcho é o rei do rolê aleatório gera um total de zero novidades. Mas o bruxo resolveu …
5
Assédio de Pyong ganha destaque em paredão com Guilherme e Gizelly
Não faltou polêmica no paredão entre Guilherme, Pyong e Gizelly no Big Brother Brasil 20.Isso porque o paredão desta terça-feira, …
6
A eterna campanha para desqualificar ‘Democracia em Vertigem’
A menos de uma semana do Oscar, o documentário “Democracia em Vertigem” volta a ser alvo de ataques. Desta vez, …
7
Democracia em Vertigem é indicado ao Oscar; confira outros finalistas
Finalmente foi divulgada a lista dos finalistas ao Oscar 2020 e uma das grandes surpresas para nós brasileiros foi a …
8
Davi (ex-Banda Uó) indica seus lugares favoritos em SP
Qual a relação entre uma batalha de vogue e o bairro oriental da Liberdade? Na cidade de São Paulo vivida …