Primeiro papa americano já tinha sido ‘previsto’ em série polêmica

O papa Leão XIV, o primeiro americano no cargo, reacende comparações com uma série de 2016

12/05/2025 08:06

Com a escolha de Leão XIV como novo papa no último dia 8 de maio, a ficção voltou a cruzar o caminho da realidade.

Robert Prevost, agora Leão XIV, tornou-se o primeiro norte-americano a ocupar o posto máximo da Igreja Católica — um feito que imediatamente trouxe à tona comparações com a minissérie “O Jovem Papa”, lançada em 2016.

Série "The Young Pope"
Cena da série “The Young Pope” - divulgação

O novo papa é natural de Chicago, mas passou grande parte da vida fora dos Estados Unidos, atuando como missionário no Peru.

Por isso, é considerado por muitos como “o menos americano dos americanos”. Ele é visto como alguém que pode dar continuidade ao legado de Francisco, embora já tenha se posicionado contra temas que geram divisões dentro da Igreja, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Qual é a relação entre a série e o novo papa?

Criada pelo italiano Paolo Sorrentino, a produção da HBO retrata a ascensão de Lenny Belardo, vivido por Jude Law, um cardeal ítalo-americano que surpreende ao ser eleito papa aos 47 anos com o nome de Pio XIII.

Embora o novo papa da vida real tenha 69 anos, sua nacionalidade e perfil relativamente fora dos padrões — esportista, discreto e com perfil equilibrado — bastaram para reacender o interesse pela série e alimentar reflexões nas redes sociais.

Na trama, o papa Pio XIII é um líder conservador, introspectivo e inesperado. Ele fuma nos salões do Vaticano, gosta de jogar bilhar, bebe Coca-Cola de cereja e convive com traumas da infância. 

A escolha de seu nome e sua postura autoritária causam tensão entre os cardeais que, inicialmente, esperavam alguém fácil de manipular.

Continuação de “O Jovem Papa

A minissérie estreou em 2016 e teve sequência com “The New Pope”, lançada em 2020, também estrelada por Jude Law.

A primeira temporada foi gravada em cenários italianos que reproduzem os ambientes do Vaticano e contou com grande investimento internacional.

Apesar do interesse renovado, “O Jovem Papa” atualmente não está disponível em nenhum serviço de streaming no Brasil, mas você pode encontrar on-line.