Princesas Disney se tornam vítimas de ataques com ácido em série de ilustrações
Diferente de um ilustrador convencional, o italiano Alexsandro Palombo sempre cria séries de imagens que chamam atenção para questões sociais. Ele é o responsável por descaracterizar as princesas Disney de seus papeis de mulheres perfeitas e já as encaixou em situações de violência doméstica, as retratou como sobreviventes de câncer de mama e as ilustrou como portadoras de deficiência.
Agora o artista acaba de lançar mais um poderoso tema utilizando as personagens. Desta vez ele chama atenção para os casos de mulheres vítimas de ataques com ácido. Este tipo de violência é comum principalmente no Paquistão quando mulheres são atacadas por homens que tiveram suas propostas de casamento rejeitadas ou até mesmo pelos próprios pais que não aceitam o nascimento de uma filha mulher.
Em entrevista a uma publicação britânica, o artista comentou: “Eu sempre usei a arte como um poderoso meio de sensibilização. Minha arte é contra a indiferença, eu quero agitar consciências. Se você não é insultado, não reage e fica em silêncio diante desta atrocidade, então você é exatamente como os autores destes atos desumanos”.
- 4 filmes sobre a escravidão que vão te deixar muito indignado
- Coletivo As Trapeiras lança série de ilustrações com temáticas feministas em parceria com artistas visuais
- Princesas da Disney enfrentam problemas sérios do dia a dia
- Café na Índia é gerenciado por mulheres vítimas de ataques com ácido
“Desfigurar uma mulher com ácido significa apagar sua identidade e infligir uma dor sem fim. É um crime de grande desumanidade que não tem nada a ver com a civilização moderna”, completou.