Projeto fotográfico discute liberdade de nudez feminina nas redes sociais

30/04/2015 11:51 / Atualizado em 06/05/2020 20:49

Após uma imagem excluída do Facebook no começo de abril, que mostrava os seios de uma modelo em um ensaio artístico publicado na rede social, a fotógrafa brasileira Julia Rodrigues lançou uma experimento em seu perfil na plataforma.

Para isso, a artista começou a publicar imagens com ensaios frontais em que comparam homens e mulheres sem camisa. A ideia é registrar quantas dessas fotos serão denunciadas pelos usuários e, posteriormente, deletadas pelos administradores do Facebook.

No projeto ‘Pode e Não Pode’ as imagens dos homens são acrescentadas frases pela própria fotógrafa como: sem denúncias nem reclamações’ ou ‘denunciadas duas vezes e liberada duas vezes pelo sistema do Facebook’. Já nas fotografias das mulheres: ‘conteúdo removido porque não segue os padrões da comunidade do Facebook em relação à nudez’ ou ‘grandes chances de não poder’.

Após ser punida pela rede social no início do projeto, a fotógrafa precisou se adequar às normas impostas pela rede social. Como o período de bloqueio aumenta a cada denúncia, Julia inseriu tarjas pretas nas fotografias das mulheres.

Mesmo com as restrições, o projeto continua em funcionamento nas redes sociais.

Todas as fotos: Julia Rodrigues

Via Brasil Post