Projeto fotográfico sobre significado do feminismo se transforma em livro

11/12/2015 09:12 / Atualizado em 07/05/2020 01:38

Em 2014, a fotógrafa Maria Ribeiro criou o “Nós Madalenas”, um projeto simples, delicado e muito expressivo para abordar um dos assuntos mais debatidos dos últimos tempos. A artista convidou amigas para que escrevessem com batom vermelho em seus próprios corpos o que o feminismo significa para cada uma delas. O resultado foram fotos em preto e branco nas quais todas as protagonistas se vestiram com o empoderamento que cada palavra foi capaz de transmitir em sua essência.

Divulgadas em uma página no Tumblr, as imagens ganharam repercussão não apenas por traduzir e sintetizar o feminismo, mas também por apresentar mulheres de todos os tipos de beleza sem uso de Photoshop. E assim, com cicatrizes, estrias, celulites e todas as imperfeições que fazem com que cada ser humano seja único, as fotos ganharam vida própria.

Para dar continuidade ao trabalho, Maria Ribeiro criou um financiamento coletivo para fazer o projeto ir ainda mais longe e pediu ajuda para publicação de um livro que acaba de se tornar realidade. Lançado nesta semana em uma livraria de São Paulo, o livro incluiu relatos das histórias das mulheres fotografadas tornando a iniciativa ainda mais consistente e significativa.

“Nós, Madalenas” é um sopro de ânimo. “O livro é ainda uma conquista de espaço; é um livro de fotografia, um livro de arte, feito por uma mulher, com mulheres e para mulheres. E não é um livro de autoajuda, nem é um livro que ensina como ser irresistível aos homens; é um livro feminista, um livro que fala de empoderamento, de liberdade e de autoafirmação. E é um livro que vai estar nas livrarias, vai estar ocupando esse espaço, conquistando barreiras. Para cada imagem de mulheres objetificadas e distorcidas que vemos por aí, deveriam ter milhares de imagens de mulheres reais, fortes e empoderadas. Ainda não chegamos nisso, mas essa é a ideia”, afirmou a fotógrafa em entrevista à revista Fórum.

Mais informações a respeito da publicação podem ser encontradas na página do projeto no Facebook.

Confira algumas imagens: