Projeto questiona como as mulheres se veem no espelho

26/08/2014 16:44 / Atualizado em 06/05/2020 16:52

O que você vê quando se olha no espelho? Essa pergunta é a base do projeto do artista norte-americano SKIP e de sua noiva e fotógrafa Tasha Copley, feito para refletir sobre os padrões estéticos. A instalação, intitulada “FRANCHISE: The Ideal Woman”, compara duas fotos: uma com as curvas e a beleza natural, e a outra com a transformação do corpo com cirurgias plásticas.

Para as fotos, o artista utilizou como modelo a própria noiva Tasha, que deixou de lado todas as inseguranças e apresentou suas “imperfeições” ao mundo. Além de refletir sobre os padrões de beleza, a obra disponibiliza uma caixa na qual os espectadores compartilham frases sobre o que enxergam nos espelhos e o que acham mais bonito em si mesmos.

O contraste existente entre as duas imagens revela a estética imposta constantemente pela sociedade. A foto do lado esquerdo mostra a leveza do corpo real, enquanto a do lado direito representa a forma como as pessoas se sentem com as ideias impostas sobre o que é a beleza.

O interesse de SKIP nas imagens corporais veio de sua luta com a autoestima. Mas, como as pressões sobre os padrões afetam principalmente os corpos femininos, o artista decidiu colocar sua noiva na obra de arte, questionando os ideais de aceitação e beleza.

Em entrevista ao The Huffington Post, o casal disse que a instalação procura ajudar as pessoas a questionarem suas atitudes em relação aos próprios corpos.

Veja algumas mensagens deixadas por espectadores:

 
 

Via The Huffington Post