Publicação brasileira faz edição especial em apoio ao feminismo
A edição de dezembro da revista Elle chegou às bancas com quatro versões de capa e matérias especiais que têm como temática o feminismo, assunto bastante debatido em 2015.
A publicação traz um manifesto assinado por algumas das frentes mais representativas do movimento feminista atual: Clara Averbuck, do site Lugar de Mulher, Djamila Ribeiro, mestre em filosofia política, Sofia Soter, editora da revista Capitolina, Helena Dias, editora da revista Azmina, Juliana de Faria, do Think Olga e o coletivo Blogueiras Negras. Juntas, elas assinam um documento que resume as principais reivindicações das mulheres, mostrando quanto se está distante de conquistas fundamentais.
- Ignácio de Loyola Brandão em Berlim: 35 anos depois
- Morre Naomi Fraley, a verdadeira inspiração para pôster feminista
- Top model plus size brasileira aponta: “‘gorda’ não é ofensa”
- Youtuber faz paródia feminista de marchinha de Carnaval
As quatro capas vêm acompanhadas das frases: “Vestida ou pelada, quero ser respeitada”, “Meu corpo, minhas regras”, “Meu decote não dá direitos” e “Minha roupa não é um convite”, que marcaram diversos atos em defesa das mulheres nos últimos meses, inspiram também um editorial de moda de 12 páginas com Waleska Gorczevski, Cibele Ramm, Mahany, Gizele Oliveira e Laureen F.
Completam o especial uma reportagem relacionando a moda a vários momentos históricos do feminismo, além de matérias sobre como o assunto tem repercutido entre as jovens cantoras brasileiras e as atrizes americanas, de Carey Mulligan a Viola Davis.