Publicitário cria oficina de marcenaria em sua agência e faz obras com lixo

Evento patrocinado pela GVT


Nada mais comum do que encontrar decorações criativas e até mesmo exóticas em agências de publicidade. Mas o que se vê na theSign, na Vila Madalena, é inusitado: oficina de marcenaria. Ali, por exemplo, transforma restos de lápis coloridos em peças de decoração e desenvolve projetos de mesas de piquenique para espalhar pelas praças.

“Sou paranaense e sempre morei próximo a serrarias. Eu adorava vasculhar os lixos das madeireiras a fim de encontrar peças interessantes para construir meus brinquedos”, afirma Laércio Beatrice, um dos sócios da agência que, entre campanhas publicitária, desenvolve peças.

Uma de suas peças – uma cadeira com material descartados e restos de skate – será mostrada na Virada Sustentável, nos próximos sábado e domingo, no Centro Cultural Rio Verde, quando será apresentado o projeto Sonho de Consumo, criado pela theSign em parceria com o Armazém da Vida, a loja virtual do Catraca Livre.
Sua cadeira será apresentada junto com um show do maestro João Carlos Martins, que também vai mostrar a arte que se extrai da rua: vai tocar pela primeira com músicos e bailarinos de rua.

O projeto é um arranjo criativo para estimular novos talentos em arte e artesanato, fornecendo dinheiro e mentoria de profissionais das mais variadas áreas.

Essa combinação da publicidade com marcenaria é uma junção de duas paixões. “Cursei dois anos de Engenharia Civil em Maringá-PR, até que descobri que meu gosto por matemática, desenho e geometria tinha o design como destino”, afirma Laércio.

Em 1996, ele montou, em parceria com Edy Baldim, a theSign, agência de comunicação tendo como essência o design, quando ajudou a construção de imagens como a da Fundação Itaú Social.

“Hoje, na theSign, fiz da minha sala uma oficina, o que remete àquela edícula dos tempos de infância. Com certeza isso não é uma coincidência. É parte de um ciclo que toma novo impulso a partir de agora”.