Qual caminho Michelle Yeoh trilhou para se tornar uma atriz consagrada?
A artista é grande nome do momento no cinema mundial; A atriz, que seria apenas uma bailarina na Malásia, se tornou referência quando o assunto é atuação
Michelle Yeoh nasceu na Malásia em 1962 e se tornou uma das maiores atrizes de todos os tempos. Mas, essa longeva carreira foi construída a base de muito esforço e talento.
De origem asiática, ela quebrou diversas barreiras ao longo de sua vida, no cinema e na sociedade. Vencedora de vários prêmios, a consagrada atriz passou de concursos de miss até filmes de artes marciais.
Ela é a primeira profissional autoidentificada como oriental a ser indicada a “Melhor Atriz” no Oscar. Ela também é a primeira atriz de origem asiática a conseguir um prêmio do Screen Actors Guild (SAG Awards), e segunda a vencer o Globo de Ouro.
- Fernanda Torres não foi a primeira atriz escolhida para Ainda Estou Aqui
- 43 filmes e séries chegam na Netflix em junho; confira!
- 17 programas e ONGs que oferecem bolsas de estudo para mulheres
- 20 clássicos da ‘Sessão da Tarde’ para assistir hoje na Netflix
Recentemente, a atriz chamou atenção do mundo inteiro com sua atuação em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo“, sendo este papel o responsável por sua indicação em “Melhor Atriz” no Oscar de 2023.
Para se ter noção, Michelle Yeoh não queria ser atriz, e sim, bailarina. Ela chegou a se matricular-se na Royal Academy of Dance de Londres. Mas, uma lesão na espinha dorsal acabou com esse sonho.
Em 1983, a mãe da atriz, sem falar nada para ela, inscreveu-a no concurso de Miss Malásia-Miss Mundo. Para surpresa dela, acabou ganhando, o que logo lhe rendeu muitos contratos para comerciais em Hong Kong. O primeiro foi para os relógios Guy Laroche, ao lado do famoso ator Jackie Chan.
Carreira de Michelle Yeoh no cinema
Nos anos 80, as primeiras oportunidades no cinema começaram a surgir na carreira de Michelle. Ela chegou a participar de várias produções de ação e artes marciais, em que ela atou sem a presença de dublês.
Em 1987, casou-se com o empresário Dickson Poon, cofundador da D&B Films, e deu uma pausa na carreira de atriz. Porém, voltou às telinas em 1992, depois da separação. Seu atual marido é o ex-diretor executivo da Ferrari Jean Todt.
Yeoh deu mais um grande passo em sua carreira entrando para Hollywood em 1997, ao ser escolhida para o filme de James Bond “O amanhã nunca morre”, ao lado de Pierce Brosnan, como primeira “Bond girl” etnicamente chinesa.
Além diso, em 2000, veio “O Tigre e o Dragão”, de Ang Lee, mostrando seus fortes dons em artes marciais. Yeoh fez ainda Mameha em “Memórias de uma gueixa” . Seus sucessos mais recentes incluem “Podres de ricos” (2018), além de participações memoráveis nas séries Marvel, “Star Trek”, “Transformers” e “The Witcher”.