Qual caminho Michelle Yeoh trilhou para se tornar uma atriz consagrada?

A artista é grande nome do momento no cinema mundial; A atriz, que seria apenas uma bailarina na Malásia, se tornou referência quando o assunto é atuação

12/03/2023 22:55

Michelle Yeoh nasceu na Malásia em 1962 e se tornou uma das maiores atrizes de todos os tempos. Mas, essa longeva carreira foi construída a base de muito esforço e talento.

De origem asiática, ela quebrou diversas barreiras ao longo de sua vida, no cinema e na sociedade. Vencedora de vários prêmios, a consagrada atriz passou de concursos de miss até filmes de artes marciais.

Ela é a primeira profissional autoidentificada como oriental a ser indicada a “Melhor Atriz” no Oscar. Ela também é a primeira atriz de origem asiática a conseguir um prêmio do Screen Actors Guild (SAG Awards), e segunda a vencer o Globo de Ouro.

Recentemente, a atriz chamou atenção do mundo inteiro com sua atuação em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo“, sendo este papel o responsável por sua indicação em “Melhor Atriz” no Oscar de 2023.

Qual caminho Michelle Yeoh trilhou para se tornar uma atriz consagrada?
Qual caminho Michelle Yeoh trilhou para se tornar uma atriz consagrada? - Divulgação/Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo

Para se ter noção, Michelle Yeoh não queria ser atriz, e sim, bailarina. Ela chegou a se matricular-se na Royal Academy of Dance de Londres. Mas, uma lesão na espinha dorsal acabou com esse sonho.

Em 1983, a mãe da atriz, sem falar nada para ela, inscreveu-a no concurso de Miss Malásia-Miss Mundo. Para surpresa dela, acabou ganhando, o que logo lhe rendeu muitos contratos para comerciais em Hong Kong. O primeiro foi para os relógios Guy Laroche, ao lado do famoso ator Jackie Chan.

Carreira de Michelle Yeoh no cinema

Nos anos 80, as primeiras oportunidades no cinema começaram a surgir na carreira de Michelle. Ela chegou a participar de várias produções de ação e artes marciais, em que ela atou sem a presença de dublês.

Em 1987, casou-se com o empresário Dickson Poon, cofundador da D&B Films, e deu uma pausa na carreira de atriz. Porém, voltou às telinas em 1992, depois da separação. Seu atual marido é o ex-diretor executivo da Ferrari Jean Todt.

Yeoh deu mais um grande passo em sua carreira entrando para Hollywood em 1997, ao ser escolhida para o filme de James Bond “O amanhã nunca morre”, ao lado de Pierce Brosnan, como primeira “Bond girl” etnicamente chinesa.

Além diso, em 2000, veio “O Tigre e o Dragão”, de Ang Lee, mostrando seus fortes dons em artes marciais. Yeoh fez ainda Mameha em “Memórias de uma gueixa” . Seus sucessos mais recentes incluem “Podres de ricos” (2018), além de participações memoráveis nas séries Marvel, “Star Trek”, “Transformers” e “The Witcher”.