Richarlyson sofre bifobia de apresentador da Band: ‘Bicha’
O ex-jogador de futebol foi o primeiro atleta que passou pela Seleção e pela série A do Brasileirão a se declarar LGBT
Após se declarar bissexual em podcast do Globo Esporte, que foi veiculado nesta sexta-feira, 24, Richarlyson sofreu bifobia por parte do apresentador da Band Paraná, Ender Love.
Durante o programa “Vida Alheia”, o âncora chamou o comentarista da TV Globo de “bicha” e ainda tirou sarro da revelação feita por ele.
“Deixa eu falar uma coisa pra você, Richarlyson. Mexerica sente o cheiro de mexerica de longe. Essa história de bissexual é no mínimo… Bicha, né? Bicha. Ai, Richarlyson, para. Ninguém tá te criticando, se você é hetero, bi”, disse o apresentador, que se declara homossexual.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
“Eu não acredito na bissexualidade. Eu, ponto. Mas tá aí, ele disse que tirou um peso das costas [risos]. Imagina isso no vestiário o trabalho que não dava”, completou.
Na sequência, Ender Love adotou um discurso LGBTfóbico ao saber que Richarlyson defendeu o São Paulo.
“Ele era do São Paulo? O pessoal fala assim ‘vai, São Paulo’. Diz que a única torcida do Brasil que não briga é a torcida do São Paulo porque em vez de brigar eles ficam vendendo Mary Kay na arquibancada, Jequiti, Avon”, falou.
Pronunciamento do apresentador
Em um vídeo postado no Instagram, o apresentador começou pedindo desculpas e disse não ser preconceituoso.
“Em momento algum, eu, Ender Love, quem me conhece, sabe que não sou preconceituoso. Primeiro, porque eu sou LGBTQIA+. Eu trabalho pela causa LGBT nos bastidores desde 2004. Jamais seria homofóbico. Eu sei muito bem o preconceito que todo mundo sofre”, disse. Em seguida, no entanto, ele apagou o vídeo.
Em entrevista ao podcast, Richarlyson, que foi multicampeão com a camisa do São Paulo, disse já ter se relacionado tanto com homens como com mulheres.
“A vida inteira me perguntaram se sou gay. Eu já me relacionei com homem e já me relacionei com mulher também. Só que aí eu falo hoje aqui e daqui a pouco estará estampada a notícia: ‘Richarlyson é bissexual’. E o meme já vem pronto. Dirão: ‘Nossa, mas jura? Eu nem imaginava’. Cara, eu sou normal, eu tenho vontades e desejos. Já namorei homem, já namorei mulher, mas e aí? Vai fazer o quê? Nada”, declarou.
“Vai pintar uma manchete que o Richarlyson falou em um podcast que é bissexual. Legal. E aí vai chover de reportagens, e o mais importante, que é pauta, não vai mudar, que é a questão da homofobia. Infelizmente, o mundo não está preparado para ter essa discussão e lidar com naturalidade com isso”, complementou o ex-jogador.
O que é bifobia?
Casos como esse igual o do apresentador afirmando não acreditar na bissexualidade são mais comuns do que se pensa, isso dentro e fora da comunidade LGBTQIA+.
A bifobia é o termo utilizado para descrever ideias, atitudes e sentimentos preconceituosos ou discriminatórios contra a bissexualidade, pessoas com tal orientação ou comportamento sexual, ou aquelas que se autofirmam como tal.
Assim como a homofobia, a descriminação contra bissexuais é crime!