Rita von Hunty é criticada por não defender voto em Lula no 1º turno

Os ataques ao posicionamento de Rita vieram após ela publicar um texto criticando o discurso do ex-presidente Lula no lançamento de sua pré-candidatura

10/05/2022 11:17 / Atualizado em 11/05/2022 19:59

A influenciadora e drag queen Rita von Hunty, personagem do professor, ator e youtuber Guilherme Terreri Lima Pereira, foi criticada nas redes sociais, nesta segunda-feira, 9, por não defender o voto em Lula no primeiro turno das eleições presidenciais.

Rita von Hunty é criticada por não defender voto em Lula no 1º turno
Rita von Hunty é criticada por não defender voto em Lula no 1º turno - Reprodução/Instagram @rita_von_hunty

Rita, que tem cerca de 950 mil seguidores em seu perfil no Instagram, publicou, no domingo, um texto criticando o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no lançamento de sua pré-candidatura. Von Hunty defendeu que as pessoas tenham um “voto radical no primeiro turno”.

O posicionamento chegou aos assuntos mais comentados do Twitter e foi aquela enxurrada de críticas. Após a confusão muita gente passou a defendê-la, mas sem o mesmo engajamento. Na segunda, seu nome ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter. Ela chegou a ser criticada pelo ex-deputado petista Jean Wyllys e aprovada pelo deputado federal David Miranda (PDT-RJ).

Durante seu discurso no lançamento de sua pré-candidatura, no sábado, em São Paulo, Lula defendeu a soberania nacional, criticou Bolsonaro e as privatizações, falou em unir os democratas e negou sentimento de vingança por causa da Lava Jato que o condenou e fez passar 580 dias preso entre 2018 e 2019.

Porém, sem assumir compromissos com a estatização, revogação de medidas que achacam o trabalhador, como a reforma trabalhista, e coisas mais radicais para fazer o país voltar a crescer, fez seu discurso não agradar Rita von Hunty.

A influenciadora e drag queen da esquerda, que tem mais de um milhão de inscritos em seu canal no YouTube, onde publica vídeos sobre temas sociais e política, fez uma sequência de stories publicada no domingo, em seu Instagram dizendo ter ficado “profundamente triste com como o cenário vai se construindo para a política institucional no Brasil” e criticou o discurso de Lula.

Para Rita, Lula deveria ter se comprometido com pautas econômicas e sociais com maior apelo como a revogação das reformas aprovadas no governo do ex-presidente Michel Temer.

“Mesmo havendo pouquíssima expectativa, esperava ao menos a dignidade de Lula assumir compromisso com uma agenda que revogasse (no mínimo) as reformas neoliberais de seis anos de Temer-Bolsonaro. Nem isso tivemos”, escreveu, ao citar também o atual chefe do Planalto.

Para Rita von Hunty, o “cenário político do é o que tem para hoje não pode se normalizar” e vai exigir, para as eleições deste ano, “muita postura crítica e muita capacidade de organização”.

Rita se manifesta sobre eleições em seu perfil no Instagram
Rita se manifesta sobre eleições em seu perfil no Instagram

Na publicação, ela também disse acreditar em “voto radical no primeiro turno” para “mostrar nossa recusa e insatisfação a esta chapa”, se referindo a Lula e ao ex-governador de São Paulo e ex-PDSB, Geraldo Alckmin (PSB).

A influenciadora falou sobre o o PCB e a UP, que lançaram Sofia Manzano e Leonardo Péricles, respectivamente, como pré-candidatos à Presidência, e pediu que seus seguidores os acompanhassem. Às duas siglas, ela também colocou seu perfil à disposição.

No Twitter, Rita foi criticada por considerarem seu posicionamento como ‘utópico’ e defenderam que o caminho é de frente ampla contra o presidente Jair Bolsonaro, para impedir que ele seja reeleito.

O ex-deputado Jean Wyllys criticou Rita, sem citá-la nominalmente, e disse que as declarações não passam de “irresponsabilidade e apoio indireto a Bolsonaro, já que só Lula pode derrota-lo”.

“Com o risco real de um golpe por parte do fascista Bolsonaro e dos militares de seu governo, fazer declarações públicas que desestimulem o voto em Lula já no primeiro turno não passa de irresponsabilidade e apoio indireto a Bolsonaro, já que só Lula pode derrota-lo”, disse o ex-deputado Jean Wyllys.

O deputado federal David Miranda (PDT-RJ), por outro lado, concordou com a postura da influenciadora. Ele classificou o posicionamento de Rita como “perfeitamente democrático”.

“O posicionamento da Rita Von Hunty é perfeitamente democrático, a gente só é obrigado a escolher entre duas candidaturas no segundo turno. O primeiro deve ser feito com base em programa e discussão política. Isso é democracia”, disse David Miranda.

Confira mais repercussões:

https://twitter.com/RessacaOlhos/status/1523598674240368640?s=20

https://twitter.com/roquegerson_/status/1523771378788225024?s=20

https://twitter.com/silvioPCB/status/1523662409076195329?s=20

https://twitter.com/euvittu/status/1523444941418266624?s=20