Ritmo de festa: 7 dicas simples para um carnaval consciente
Faltando apenas uma semana para a festa tão esperada por muitos brasileiros (e gringos que chegam para os dias de folia), o Menos 1 lixo entra no clima do carnaval e dá dicas simples para uma folia melhor para todos. Tudo porque só nesse pré carnaval [em um final de semana] foram aplicadas 400 multas – 176 aos que não conseguiram esperar a fila do banheiro químico e 225 para os que não encontraram lixeiras. Ou seja, lixo e xixi de sobra pelas ruas do Rio.
A falta de educação ambiental não é um problema apenas nos dias de festa. A Comlurb gasta mais de 300 milhões por ano para recolher o lixo jogado na rua pelos cariocas. Dinheiro que sai dos cofres públicos e poderia ser investido em serviços especializados como coleta seletiva, ações de conscientização, e muito mais. Os dados são realmente alarmantes, em breve teremos uma matéria apenas sobre o assunto pois vale a pena ter conhecimento e entendimento sobre esse orçamento, mas agora vamos às dicas:
1. Aos amantes da natureza
Sabemos que muitas pessoas “amam a natureza e adoram regar os canteiros”, mas gente, não dá. Não dá pra acompanhar o bloco tampando o nariz por conta do fedor. Entendemos que quando estamos na festa, a estrutura sempre parece não ser suficiente, mas sai antes de apertar, fica na fila de boas, converse, conheça pessoas, e faça o seu xixi tranquilo no lugar certo.
2. Aos que gostam de inovar nas fantasias
Galera, vamos combinar que inovar não significa comprar algo novo. Você pode fazer isso criando nova cara para o mesmo artigo, reutilizando, customizando. Vale pegar com um amigo, emprestar pro outro, só não vale utilizar a fantasia um vez e deixar jogada no armário. Não se esqueça, assim como todas as outras peças do seu guarda-roupa, o processo de produção dela exigiu água, energia, matérias primas, transporte, etc. Não economize na criatividade, de resto, menos é mais! Clique aqui para mais dicas.