O WhatsApp terá anúncios integrados ao aplicativo. As mudanças, que começam a ser liberadas a partir desta semana, envolvem a exibição de propaganda no Status, espaço semelhante ao Stories do Instagram.
WhatsApp anuncia anúncios no Status e canais com conteúdo pago. - Depositphotos/rafapress
Segundo a empresa, as conversas entre usuários continuam protegidas por criptografia e não serão usadas para direcionamento publicitário.
Onde os anúncios vão aparecer?
As novidades ficam restritas à aba “Atualizações”, sem interferência nas mensagens privadas e na aba “Conversas“.
A publicidade será exibida entre os Status de contatos, com identificação clara de que se trata de conteúdo patrocinado. A Meta, dona do WhatsApp, afirma que os anúncios serão direcionados com base em informações como:
Canais seguidos;
Interações anteriores com conteúdo publicitário;
Localização geral (cidade e país);
Dados compartilhados via Central de Contas (caso o recurso esteja ativado);
Língua que usa o WhatsApp.
Não será possível clicar em links externos diretamente dos Status no início, mas a ideia é permitir que empresas iniciem conversas a partir desses anúncios no próprio mensageiro.
Quando a atualização chegará para todos?
O WhatsApp reforça que a privacidade continua sendo prioridade. O histórico de conversas, lista de contatos e conteúdo das mensagens não serão acessados para fins publicitários.
O novo recurso será lançado gradualmente e pode demorar para estar disponível em todos os países, incluindo o Brasil.
Ainda assim, a medida representa uma grande mudança no modelo de negócio do aplicativo, que até então não veiculava anúncios.
Política de Privacidade e Cookies
Utilizamos cookies essenciais de acordo com a nossa
Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições: