Saiba tudo o que pode acontecer com o jogador Daniel Alves
O jogador está preso preventivamente acusado de estuprar uma jovem de 23 anos em uma boate em Barcelona
Preso desde a última sexta-feira, 20, acusado de agressão sexual, o jogador Daniel Alves, de 39 anos, teve um dos seus depoimentos à Justiça espanhola desmentido.
Imagens de câmeras de segurança da boate em Barcelona onde Daniel Alves teria forçado uma mulher de 23 anos a manter relações sexuais mostram que o jogador ficou por cerca de 15 minutos no banheiro da área Vip da casa noturna Sutton, em Barcelona, confirmando a versão da vítima, de que foi trancada no local por ele. A Informação foi publicada pelo jornal El Periódico neste fim de semana.
No primeira depoimento à polícia espanhola, Daniel Alves disse que não conhecia a vítima. Depois, ele mudou a versão e afirmou que a relação aconteceu de forma consensual. No entanto, as contradições nas versões contadas pelo jogador em ambos depoimentos levaram à Justiça decretar sua prisão.
- Acusado de estupro, Daniel Alves teria dito para esposa que estava bêbado
- Defesa de Daniel Alves altera versão e diz que teve penetração consensual
- Joana Sanz fez ‘pacto secreto’ com Daniel Alves até o julgamento
- Esposa de Daniel Alves volta a desabafar nas redes: ‘Montanha-russa’
A denúncia foi feita pela vítima no dia 30 de dezembro.
Segundo a polícia espanhola, o pedido de prisão temporária ocorreu pelo risco de fuga do país, já que o jogador tinha passagem comprada para o México, onde jogava pelo Pumas. A equipe rescindiu o contrato após a prisão.
Nesta segunda-feira, 23, a Justiça espanhola decidiu transferir Daniel Alves de presídio por questões de segurança. O jogador deixou o Centro Penitenciário Brians 1 e foi para o Brians 2.
Mulher de Daniel Alves desabafa após prisão do marido
No sábado, 21, Joana Sanz, mulher de Daniel Alves, usou as redes sociais para desabafar sobre o momento delicado que está vivendo. Além do processo do marido, a modelo ainda perdeu a mãe recentemente.
“Peço, por favor, aos veículos de comunicação que estão do lado de fora da minha casa que respeitem minha privacidade nesse momento. Minha mãe morreu há uma semana”, disse a modelo em vídeo publicado no Instagram.
“Mal comecei a entender que ela não está mais por perto para ser atormentada pela situação de meu marido. Perdi os dois únicos pilares da minha vida, tenha um pouco de empatia ao invés de buscar tantas novidades na dor dos outros”, completou.
O que pode acontecer com Daniel Alves?
Daniel Alves deve continuar preso até julgamento, que não tem data para acontecer. A decisão cabe recurso.
Tradicionalmente, a Justiça espanhola é rígida em casos de violência sexual. O jogador brasileiro pode ficar até dois anos preso preventivamente. Se até lá o julgamento não for marcado, ele pode aguardar em liberdade.
Clube do brasileiro, o Pumas, do México, rescindiu o contrato do lateral por justa causa.
Violência sexual
O jornal catalão El Periódico publicou reportagem com detalhes do depoimento da mulher que disse ter sido vítima de violência sexual por parte do jogador Daniel Alves.
A jovem relatou que estava com duas amigas na casa noturna Suttonquando foram convidadas por um garçom a ir para a área VIP, a pedido de um cliente.
Inicialmente, elas negaram o convite. O garçom voltou a convidá-las num outro momento e elas aceitaram.
Chegando na área VIP, elas encontraram dois homens e duas mulheres, que saíram logo quando as três chegaram na mesa. Ainda de acordo com o depoimento, um dos homens teria se identificado como “Dani”. Segundo a vítima, durante a conversa, Daniel Alves teria pegado a mão dela e colocado em seu pênis. Posteriormente, ele teria convidado a mulher para segui-lo por uma porta.
A equipe de segurança da casa noturna acionou a polícia catalã, que colheu depoimento da vítima. Ela também passou por exame médico em um hospital. O jogador foi embora do local antes da chegada dos policiais.
A mulher só foi saber que era um banheiro quando entrou, e logo quis sair. Lá dentro, segundo a vítima, o jogador a trancou e a obrigou a fazer sexo oral nele, o que ela negou.
Como é o Centro Penitenciário Brians 1
Daniel Alves está preso no Centro Penitenciário Brians 1. O local foi construído no início dos anos 1990, e inaugurado em 1991. O complexo penitenciário – que fica em Sant Esteve Sesrovires, a mais de 40 km de Barcelona – é usado para prisões preventivas, como é o caso do jogador brasileiro.
Em julho de 2018, o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell, que ficou dois anos preso por acusação de lavagem de dinheiro, passou pela penitenciária anexa, a Brians 2. Os dois locais recebem vários acusados de crimes no país.
A Brians 1 ocupa 61 mil metros quadrados e tem estrutura com biblioteca, salão de festa, oficinas para atividades culturais e laborais e amplo campo esportivo. São 625 celas chamadas de residenciais e 172 individuais.