Saída de Reino Unido da EU pode cortar verba de ‘Game of Thrones’

Agora a coisa ficou séria: a saída do Reino Unido da União Européia pode ter repercussões que chegam até Westeros.

Conforme informou a revista Variety, a saída do país do bloco terá um efeito “devastador” para o financiamento de filmes e séries como “Game of Thrones”, que dependem do apoio de empresas europeias.

“A decisão de sair da União Europeia será um problema imenso para as indústrias de filme e TV,” disse à revista Michael Ryan membro da Independent Film and Television Alliance. “É um golpe sérios nas nossas fundações. A partir de hoje não sabemos mais como ficarão nossas relações com coprodutores, financiadores e distribuidores, se nossas atividades serão mais taxadas no resto da Europa e como projetos serão financiados sem as instituições desses países.”

Próxima batalha de Jon Snow e sua turma pode ser em busca de financiamento.

Uma das produções que terá novos problemas nesse cenário é “Game of Thrones”, conforme informou o site Foreign Policy. Grande parte da série da HBO é filmada na Irlanda do Norte, e isso tornará mais custoso o financiamento dos investidores europeus.

A HBO não comentou diretamente o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia, mas Peter Chase, membro da instituição de financiamento German Marshall Fund of the United State, disse que shows desse tipo serão “absolutamente” impactados.