Sam Claflin afirma que atores homens também sofrem ‘body shaming’

Sam Claflin em “Como eu era antes de você”

O ator inglês Sam Claflin, da série “Jogos Vorazes” e do drama “Como eu era antes de você”, afirmou em entrevista ao jornal The Sydney Morning Herald já ter sofrido “body shaming” (prática de ridicularizar o corpo do outro) durante a filmagem de alguns filmes. Apesar de hoje exibir um corpo que poderíamos categorizar como “padrãozinho”, o ator contou que se sente inseguro por causa da experiência que teve.

“Eu estava fazendo esse trabalho quando, literalmente, alguém levantou minha camisa, puxou minha “gordura extra” e disse: ‘Você precisa perder um pouco de peso””, revela o ator de 30 anos. “Uma outra vez, eles ficaram me dando bofetadas. Eu me senti um pedaço de carne”.

Sam Claflin ainda compara a quantidade de “body shaming” que sofreu ao que as atrizes sofrem. “Eu li recentemente em uma entrevista e acho absolutamente verdade: os homens também sofrem com o ‘body shaming’. Não é tão ruim quanto as mulheres, mas é ruim e nunca se fala sobre isso”, destaca.

O ator contou então que sente ansiedade quando precisa tirar a roupa por causa do “body shaming”. “Não digo que seja tão ruim quanto o que as mulheres passam, mas eu, como um ator que precisa sempre buscar um novo trabalho, me sento inseguro e nervoso, especialmente quando tenho que tirar a roupa”, comenta. “Eu realmente trabalhei até o ponto de passar horas e horas na academia e não comendo por semanas para conseguir o que acho que eles [os produtores] querem”.

Na entrevista, o ator ainda explica que os tempos mudaram também para os atores. “Nos anos 1950 e 1960, isso nem era uma questão”, avalia. “James Bond nunca teve um abdômen trincado. E ele tinha o peito peludo. Marlon Brando em “Um Bonde Chamado Desejo” tinha um corpo incrível, mas ele não era trincado e magro. Existe uma ideia na sociedade que esse tipo de corpo perfeito é normal, mas, na verdade, ele não é nada normal”, critica.

  • Leia mais: