Nova série da Netflix vai focar no maior acidente radiológico do Brasil
Netflix vai retratar o maior acidente radiológico do Brasil, ocorrido em Goiânia em 1987; saiba o que esperar
A Netflix anunciou nesta segunda-feira, 26, a produção de uma nova minissérie nacional baseada no maior acidente radiológico já registrado fora de uma usina nuclear.

Intitulada “Emergência Radioativa“, a obra vai retratar o desastre ocorrido em Goiânia, em 1987, envolvendo o material radioativo Césio-137.
A trama é criação de Gustavo Lipsztein e terá direção de Fernando Coimbra. A produção fica por conta da Gullane.
Ainda sem data de estreia ou elenco confirmado, a série promete trazer à tona uma história real que, apesar de sua gravidade, é pouco lembrada atualmente.
O que a série da Netflix vai mostrar?
“Emergência Radioativa” acompanhará a mobilização de médicos e físicos em uma verdadeira corrida contra o tempo para conter os danos da contaminação e salvar vidas.
A narrativa será construída a partir de múltiplos pontos de vista, com destaque para as vítimas e os profissionais de saúde e ciência que enfrentaram o caos em meio ao desconhecimento sobre os riscos da substância.
Para o diretor Fernando Coimbra, o projeto representa uma oportunidade de revisitar um episódio dramático da história brasileira com um olhar sensível e diferente.
“‘Emergência Radioativa’ resgata, por meio da ficção, um evento histórico quase esquecido no país, mas que diz muito sobre nós enquanto nação. […] É raro termos uma série de gênero thriller que não se trata de policiais e bandidos, mas sim de pessoas comuns lidando com um evento extraordinário“, comenta Fernando.”, afirmou.
Relembre o caso
O acidente com o Césio-137 ocorreu em setembro de 1987, quando um aparelho de radioterapia abandonado foi encontrado por catadores de material reciclável em uma clínica abandonada.
Sem saber do que se tratava, eles manipularam a cápsula contendo o material radioativo, o que acabou provocando uma contaminação em larga escala.
Ao menos quatro pessoas morreram em decorrência direta da exposição, e centenas foram afetadas. O episódio teve repercussão internacional e é considerado o maior acidente radiológico urbano da história.