Serviço de táxi proíbe motorista de conversar com passageiros

O serviço é chamado de “Silents Taxis” (táxis silenciosos)

Levanta a mão quem já passou por uma situação constrangedora dentro de um táxi. A ocorrência é um tanto comum. Você entra no táxi querendo apenas aproveitar a viagem e o motorista desanda a querer conversar. Ou você tem uma visão política e o taxista tem outra, e a corrida vira um duelo de opiniões. Pois os seus problemas acabaram… no Japão!

A regra de um serviço de táxi da cidade de Kyoto, no Japão, é clara: os motoristas estão proibidos de conversar com os passageiros. O serviço da empresa Miyako Taxi tem feito um teste em que os motoristas são orientados a ter interação mínima com os clientes. O serviço é chamado de “Silents Taxis” (táxis silenciosos). O objetivo é oferecer aos usuários uma viagem tranquila, sem a obrigação de conversas indesejadas e constrangedoras.

O serviço, claro, não restringe toda a comunicação entre taxistas e passageiros. Os motoristas são recomendados a cumprimentar os passageiros, além de comentar questões operacionais como rotas e o destino da corrida. A recomendação vem explícita em um aviso colocado no encosto do banco do motorista.

A medida, no entanto, vale apenas para os funcionários: passageiros podem puxar conversa, caso queiram. Por enquanto, dez dos 354 carros da empresa estão operando dentro do serviço, mas a ideia é que esse número seja ampliado.

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