O que aconteceu com Sidney Magal em São José dos Campos?
Cantor de 72 anos foi levado ao Hcor para observação médica após passar mal em show
O cantor Sidney Magal, de 72 anos, foi transferido na noite da última sexta-feira, 26, para o Hcor, em São Paulo, após passar mal durante um show. Ele estava internado em São José dos Campos depois de um episódio de pico de pressão arterial durante uma apresentação na última quinta-feira, 25.
O evento teve que ser interrompido aproximadamente 50 minutos após o início.
Registros em vídeo feitos durante a apresentação mostram o cantor caminhando com dificuldade no palco e, em um determinado momento, tropeçando em um banco e sentando para se apoiar. Pouco depois, uma ambulância se aproximou da estrutura para prestar atendimento médico ao músico.
- 5 destinos perfeitos para se aventurar no Chile
- 8 passeios imperdíveis em Santos para fazer em família
- 4 sintomas iniciais de demência para se atentar o quanto antes
- As 5 frutas mais saudáveis do mundo: veja tudo o que você precisa saber sobre elas
Nas redes sociais, Magal publicou um vídeo na tarde de sexta-feira, 26, para agradecer a preocupação dos fãs e informar que está bem. Ele apareceu usando óculos escuros no hospital e explicou que teve um pico de pressão, mas que os médicos aconselharam que ele permanecesse em observação.
“Nós nos veremos muitas outras vezes ainda, se Deus quiser. Não se esqueçam, aproveitando que eu estou no hospital, o meu sangue ferve por vocês, tenho certeza disso. Um beijo no coração de todo mundo. Estou bem”, disse.
O músico revelou que já lida com hipertensão há algum tempo e decidiu procurar o hospital para realizar exames e garantir sua tranquilidade para dar continuidade à sua temporada de shows.
Segundo informações divulgadas no último sábado, 27, pelo Hcor, o cantor está “estável clinicamente, realizando exames e sem previsão de alta”.
O que é pressão alta?
A pressão arterial alta ocorre quando a força do sangue nas artérias é maior do que o normal. É medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é expressa em dois números, como 120/80. O primeiro número é a pressão sistólica, que indica a pressão quando o coração está batendo. O segundo número é a pressão diastólica, que indica a pressão quando o coração está em repouso.
A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a condição é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Qual a pressão arterial adequada?
A pressão arterial pode variar de acordo com a idade e com o sexo. Os valores adequados são:
Mulheres
- 20 anos: 11×7
- 30 a 40 anos: 12×8
- 50 a 60 anos: 14×8
Homens
- 20 anos: 12×7
- 30 a 40 anos: 12×8
- 50 a 60 anos: 14×8
O que a gente sente quando a pressão está alta?
Muitas pessoas com pressão arterial elevada não apresentam sintomas. Os sinais só aparecem quando a pressão está bastante alta. Nesses casos, a condição pode causar dores de cabeça, tonturas, visão turva, palpitações cardíacas, arritmias, náusea e vômito.
Quando é preocupante?
Qualquer valor acima do normal (≥ 140 por 90 mmHg – popularmente fala-se 14×9) é preocupante, pois, a longo prazo, pode levar a lesões, aumentando o risco de AVC, infarto e insuficiência renal.
Valores muito elevados (acima de 18×11) exigem uma atenção imediata para controle. Além disso, se você tem pressão arterial elevada e apresenta sintomas como dor no peito, falta de ar ou confusão, deve procurar atendimento médico imediatamente.
E como prevenir?
A orientação do Ministério da Saúde é que pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Já quem já sofre de hipertensão deve de fazê-lo com maior frequência, de acordo com orientação médica. Isso ajuda a prevenir os picos de pressão elevada. Além disso, algumas atitudes para prevenir a pressão arterial elevada incluem:
- praticar alguma atividade física todos os dias, se possível;
- adotar uma dieta saudável, com pouca gordura, sal e açúcar e mais por alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras;
- manter o peso ideal, e evitar a obesidade;
- reduzir o consumo de álcool;
- Parar de fumar;
- gerenciar o estresse com meditação ou outras atividades relaxantes.