Som de helicóptero em show no Rock in Rio causa polêmica

Espaço Favela quis mostrar ‘realidade’ das comunidades, mas não se atentou ao trauma dos moradores

28/09/2019 09:24

Um vídeo que está circulando nas redes sociais levantou uma questão polêmica sobre o Espaço Favela do Rock in Rio, que está rolando no Rio de Janeiro (RJ) desde a noite da última sexta-feira, 27.

Espaço Favela do Rock in Rio foi criticado por parte dos internautas
Espaço Favela do Rock in Rio foi criticado por parte dos internautas - Reprodução/TV Globo

Na gravação, é mostrado parte de um ensaio do grupo Nós do Morro naquele palco, e um detalhe que chamou atenção foi o som ambiente de helicópteros voando durante a performance dos artistas. Claramente era uma referência ao dia a dia dos moradores das comunidades cariocas, que precisam conviver com os confrontos entre policiais e criminosos.

Porém, a tal alusão não pegou nada bem e soou como desrespeito aos moradores, que têm até trauma do barulho.

“A dor, o sangue e as mazelas sociais do preto viram circo, viram palco do Rock in Rio para o branco aplaudir. O Espaço Favela do Rock in Rio achou que seria uma ideia incrível usar a sonoplastia de helicóptero para incorporar o cenário. Sério, essas pessoas estão ficando malucas. Com certeza é uma galera que nunca pisou numa favela e sem rotina nenhuma dela, porque não tem ideia do pavor desse barulho”, dizia um perfil no Instagram que denunciou a iniciativa.

O consultor artístico do Espaço Favela, Pablo Ramoz, explicou o contexto das imagens que viralizaram: “O som do helicóptero, fora do contexto, no vídeo que circula no whatsapp, é parte da sonoplastia de uma das cenas do espetáculo que o Nós do Morro apresentará no Espaço Favela. Os atores e bailarinos são do Vidigal e de diversas favelas cariocas, como a do Aço, em Santa Cruz. O Grupo Nós do Morro com sua indiscutível credibilidade e, assim como todos os outros artistas, têm total e irrestrita liberdade de criação e expressão”, disse ao G1.