Spotify encerra aplicativo para focar em recurso principal
O cancelamento do Spotify Live vem em meio a uma queda nos downloads
O Spotify anunciou o cancelamento de seu aplicativo de conteúdo ao vivo, o Spotify Live, que concorria diretamente com o Clubhouse -rede social baseada em troca de mensagens de voz que ganhou força durante a pandemia da Covid-19.
A decisão da empresa foi confirmada por Gayle Gaviola Moreau, porta-voz do Spotify, em entrevista ao site “The Verge”, na última segunda-feira, 3
A intenção da empresa agora é desenvolver recursos de streaming de áudio diretamente em sua plataforma principal de maneira unificada.
O cancelamento do Spotify Live vem em meio a uma queda geral do interesse por serviços de podcasting social. O Clubhouse, que chegou a ser avaliado em US$ 1 bilhão em 2021, viu seus downloads caírem 86% no ano seguinte, segundo dados divulgados pela empresa Sensor Tower.
Além do Spotify, outras empresas como Meta, Facebook e Reddit também passam por uma revisão profunda de suas ofertas de áudio ao vivo.
Spotify Live
Criada em 2021, a plataforma do Spotify Live oferecia programas de áudio em tempo real sobre diversos tópicos. Por outro lado, com o fim do aplicativo, novas ferramentas estão sendo desenvolvidas para conectar artistas e fãs em espaços de interação, chamadas de “listening parties”.
Enquanto isso, o Twitter segue firme com sua ferramenta “Spaces”, que permite aos usuários criarem um chat de áudio ao vivo.
Embora a decisão do Spotify já fosse esperada, já que a empresa havia encerrado a produção de diversos programas do Spotify Live em dezembro de 2022, o Clubhouse continua a funcionar normalmente e sem perspectiva de encerramento. Em seu tempo de auge, era preciso receber um convite para participar da plataforma.