Teste identifica 16 tipos diferentes de personalidade
Introversão ou extroversão; sensorial ou intuição; razão ou sentimento; julgamento ou percepção. Com base nessas quatro duplas de características, este teste de personalidade situa qualquer pessoa em uma das 16 posições de um mapa psicológico.
Conhecido na Psicologia como tipologia de Myers-Briggs, a avaliação tem ganhado popularidade na internet nos últimos anos – especialmente em sites como o Tumblr, em que blogs criam painéis estéticos baseados na classificação dos usuários (dá até para combinar com signos e casas de Hogwarts!). Mas o indicador não é novidade: ele foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial por Katharine Cooke Briggs e Isabel Briggs Myers. Elas usaram teorias de Jung sobre os Tipos Psicológicos para chegar às 16 classificações.
São quatro grupos básicos de personalidade: analistas, diplomatas, sentinelas e exploradores. Cada um dos 16 tipos é uma sigla composta por quatro características predominantes: I ou E para introversão ou extroversão; S ou N para sensorial ou intuição; T ou F para razão ou sentimento; J ou P para julgamento ou percepção.
- Extrovertidos possuem sistema imunológico mais forte que os introvertidos, segundo estudo
- Os 5 traços de personalidade e o que eles dizem sobre as pessoas
- O primeiro sinal de Alzheimer pode surgir antes dos 45 anos
- 5 tipos de personalidades ligadas ao risco de demência, segundo estudo
Um teste online bem simples permite que você descubra em qual das personalidades de Myers-Briggs você se encaixa. Ao final, ele mostra gráficos mostrando sua porcentagem de cada característica – então mesmo que você tire o mesmo resultado que o seu amigo, é bem provável que vocês tenham números diferentes (um pode ser mais introvertido do que o outro, por exemplo).
Ainda que baseado em estudos, o teste não deve ser usado como uma palavra final de especialista. Mas é uma maneira divertida de se conhecer um pouco melhor.
Você pode realizá-lo neste link. O site dispensa cadastro. Dica: em cada pergunta, tente se lembrar de situações vividas por você. E não se engane pelo eixo introversão e extroversão: os introvertidos gostam, sim, de encontrar os seus amigos, e mesmo os extrovertidos têm momentos em que precisam ficar um pouco sozinhos.