Uma geração de DJs que não manja muito de música, mas é fera nas redes sociais

23/03/2016 16:33 / Atualizado em 07/05/2020 02:42

Alguns dias atrás, a 7UP lançou oficialmente uma campanha com o Tiësto, chamada “Your Shot”. O prêmio: tocar nos grandes palcos de um dos maiores festivais de EDM do mundo. Este é apenas um dos indicadores de como a busca por talento está mais em voga do que nunca. Todo mundo quer aparecer, e a qualquer custo. O sonho de qualquer bedroom DJ quando compra equipamentos pela primeira vez e os pluga no computador é ficar imaginando milhares de pessoas em sua frente enquanto está com seus braços levantados e dançando de forma frenética. Quando abre os olhos, o sonhador se dá conta que ao seu redor há apenas uma parede com o poster de seu artista favorito, e ao se virar para trás dá de cara com seu quarto desarrumado. Então o que é preciso fazer para este sonho se tornar realidade? Muitos decidem seguir passos capazes de alavancar um autopromoção, o que pode dar a impressão de que estão cada vez mais próximos do estrelato, quando na verdade estão mais distantes do que nunca.

Passo nº 1: Crie um nome artístico e vire modelo

A criatividade dos novos DJs realmente impressiona, dado que a maioria deles está se tornando expert em design. Digamos que você decide que seu nome de DJ será “A5tro”: você fará tudo que está ao seu alcance para que os outros saibam que este é não só o seu pseudônimo, como também sua marca. Muitos youngsters aprendem a mexer com design gráfico, logos, banners e técnicas visuais em geral, tudo isso para te convencer de que eles têm uma audiência maior do que a que de fato têm (nem sei como, na verdade, porque não aprendi a usar Photoshop daquele jeito na faculdade). Eles convencem seus pais a pagar por uma sessão de fotos e espalham suas imagens brilhantes e photoshopadas pelas mídias sociais afora.

 
 

P.S.: este não é o A5tro.

Passo nº 2: Torne-se um expert em mídias sociais

Novos DJs criam perfis no Facebook, Twitter, SoundCloud, YouTube, Instagram, Snapchat e em qualquer outra mídia social que esteja bombando no momento. Muitos deles pagam por campanhas no Facebook para serem vistos por milhões de pessoas, mesmo só tendo tocado para meia dúzia de gatos pingados. Qualquer um pode pagar o Facebook para promover suas publicações, mas, da noite pro dia, DJs que ninguém nunca ouviu falar atingiram o marco das 60 mil curtidas. Quando alguém que trabalha na indústria de música descobre isso, fica surpreso: “Como isso passou batido? Por que eu não os conheço?”.  (continue lendo aqui)