Vice ilustra a tortura no Brasil
Se baseando nos relatórios finais da CNV (Comissão Nacional da Verdade) – que basicamente resumiu o que foi a ditadura militar no Brasil – o desenhista Bruno Maron foi convidado pela Vice para ilustrar um dos capítulos mais chocantes da pesquisa que durou mais de dois anos e meio reunindo relatos e documentos sobre este período no país: a tortura no Brasil.
Segundo a CNV, militares brasileiros receberam sofisticadas instruções de tortura aqui mesmo, em solo nacional. Alguns agentes franceses inclusive teriam desembarcado no país para ensinar técnicas brutais empegadas na guerra de descolonização da Argélia, nos anos 50.
- 14 destinos no Brasil ganham prêmio internacional de turismo sustentável
- 23 dos melhores hospitais do mundo estão no Brasil; veja o ranking
- Este streaming vai encerrar as operações no Brasil em dezembro
- No Brasil, roteiros nada óbvios para fugir da praia
O relatório também revelou que oficiais brasileiros chegaram a participar de aulas de tortura na Escola das Américas, criada pelo Departamento de Defesa do governo dos EUA, responsável por disseminar práticas de tortura em toda a América Latina, durante a Guerra Fria, nos anos 60.
Embora pouco se fale a respeito, entre 1964 e 1985, pelo menos 434 pessoas foram assassinadas e dadas como desaparecidas pelo governo militar brasileiro, e mais de 6 mil foram torturadas.