Vídeo: Histórias curiosas por trás da Semana de Arte Moderna

Anita Malfatti, Manuel Bandeira, Heitor Villa-Lobos, Oswald e Mario de Andrade foram apenas alguns dos artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna que movimentou o Theatro Municipal de São Paulo em 1922. Ainda que a história não soe como novidade, o evento guarda uma série de fatos desconhecidos pelas narrativas tradicionais sobre o movimento que mudou o jeito de fazer arte no Brasil.

O primeiro deles diz respeito ao nome “Semana de Arte”, que, na verdade, aconteceu em apenas 3 dias. Sim, é isso mesmo. Ao contrário do que muitos pensam, o evento foi realizado nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, em comemoração ao centenário da independência do país. Outo fato interessante é que a manifestação só ganhou notoriedade tempos após sua realização e não sacudiu a cidade paulistana como todos acreditam.

Os quadros da pintora Anita Malfatti foram o estopim para o emergir do modernismo, estilo artístico abrasileirado, que tinha como objetivo romper com as referências europeias para criar uma arte nacional. Para Monteiro Lobato, que representava a ala conservadora da sociedade, os quadros de Malfatti simbolizaram uma afronta e uma anormalidade. Tanto que o autor do Sítio do Picapau Amarelo, à época, publicou no jornal O Estado de São Paulo uma coluna criticando a fortemente a artista, o que fez com que seus quadros fossem devolvidos por compradores.

Outra curiosidade ocultada pelos livros foi a participação do músico Heitor Villa-Lobos, que subiu ao palco do Municipal no terceiro dia vestindo nos pés um par de sapato e outro de chinelo. O público foi extremamente crítico ao se deparar com a cena, distribuindo vaias e comentários negativos para o artista. No entanto, o que poucos sabem é que Villa-Lobos sofria com um calo no pé, o que o impediu de vestir o calçado.

Esses e outros acontecimentos curiosos são contados por Marcel Verrumo no livro Histórias Bizarras da Literatura Brasileira. Ficou interessado? Então dá uma olhada na entrevista que fizemos com autor no vídeo acima.