Washington Olivetto e a ideia absurda sobre Porsches e mulheres
Texto escrito por Marcela De Mingo e publicado no Superela.
Se você acompanha a internet, deve ter percebido que Washington Olivetto entrou para os trending topics do Twitter. Em uma entrevista para a BBC, ele fez uma série de comentários polêmicos (por exemplo, que o ‘empoderamento feminino’ é um clichê), mas o que deixou os internautas bem escandalizados (com razão) foram as comparações que ele fez entre uma mulher e um carro Porsche – dizendo que o Porsche é melhor.
A gente bem sabe que problematizar absolutamente cada vírgula é chato e cansativo e ninguém tem tempo para analisar cada ínfimo detalhe, com tanta coisa para fazer e resolver. Algumas questões, porém, precisam ser olhadas por um microscópio porque nos ajudam a desvendar toda uma mentalidade machista e conformista que precisamos mudar – é, justamente, o objetivo da luta feminista.
Contextualizando, ao comentar sobre política e como personalidades da comunicação estavam fazendo a transição para esse meio, ele falou sobre uma palestra que deu para o sociólogo italiano Domenico de Masi sobre a desconstrução da comunicação. Na palestra, ele criou uma história para mostrar como tudo pode estar na comunicação, desde que feito de forma inteligente.
A história, no caso, era uma campanha do carro Porsche voltado para o público masculino, e comparando um Porsche à uma mulher: você pode ter vários carros, os seus modelos mais antigos não vão ficar chateados com você como uma mulher ficaria se soubesse que você tem outras. Ao vender um carro, o homem ganha dinheiro, mas perde muita grana ao se separar de uma mulher.
É absurdo só escrever essas comparações.
Continue lendo aqui: Washington Olivetto e a ideia absurda sobre Porsches e mulheres