Web rebate com memes decreto de Bolsonaro que privatiza SUS
Desde o começo da manhã, o assunto está entre os mais comentados do Twitter, com mais de 18 mil comentários.
Mesmo indignados, internautas reagiram com humor para protestar contra o decreto assinado ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que abre caminho para privatização dos SUS (Sistema Único de Saúde).
Desde o começo da manhã, o assunto está entre os mais comentados do Twitter, com mais de 18 mil comentários.
O Decreto nº 10.530/2020, que já está em vigor, institui a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil para o período de 2020 a 2031 e autoriza a equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) a preparar modelo de privatização da atenção primária à saúde, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) –porta de entrada do SUS– de estados, municípios e do Distrito Federal.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
No texto do decreto, o governo Bolsonaro argumenta que o avanço na articulação com o sistema privado de saúde vai aperfeiçoar o setor, “aumentando a eficiência e a equidade do gasto com adequação do financiamento às necessidades da população.
A medida também foi recebida com críticas pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde), por representar uma ameaça à universalidade do atendimento à saúde, prevista na Constituição.
Deputados do PCdoB, PSOL e do PT afirmaram que irão protocolar ainda hoje um PDL (Projeto de Decreto Legislativo), instrumento que tem o poder de suspender imediatamente os efeitos de um decreto presidencial.
Confira abaixo os memes:
https://twitter.com/daisieskatheryn/status/1321431752989200388
https://twitter.com/greyxtina/status/1321430044963704832