WhatsApp inova ao lançar áudios com reprodução única; veja como vai funcionar
Mais uma novidade no WhatsApp, que agora terá áudios com reprodução única, assim como já é com imagens e vídeos
O WhatsApp está testando uma função em que as mensagens de voz só poderão ser reproduzidas uma vez, segundo informações do site especializado WABetaInfo. Pois é, a reprodução/visualização única, disponível para imagens e vídeos, agora também funcionará para áudios.
O recurso já está disponível em formato teste para os sistemas Android e iOS (iPhone).
A nova ferramenta acabou esboçada pela primeira vez nos códigos do WhatsApp Beta em uma atualização liberada em março.
Esta funcionalidade permite gravar notas de áudio para serem ouvidas uma única vez, o que potencialmente aumenta a segurança dos usuários da plataforma.
Durante a gravação da mensagem, um novo ícone identificando o recurso aparece para indicar esta opção.
Como vai funcionar o recurso?
Ao tocar no ícone indicado, a mensagem de áudio será enviada no modo de reprodução única ao contato selecionado.
Desta forma, o destinatário só poderá ouvir a mensagem apenas uma vez e não terá mais a chance de salvar, encaminhar, exportar e denunciar a mensagem de voz após a reprodução.
Além disso, depois de enviada, o remetente também não poderá ouvir a mensagem novamente. O recurso pedirá um cuidado extra na utilização.
Quais os benefícios da nova funcionalidade?
Segundo a intenção de seus criadores, essa nova ferramenta trará uma camada adicional de privacidade para informações sensíveis compartilhadas através da plataforma.
Com a ativação da reprodução única, o usuário minimiza a possibilidade de acessos não autorizados as suas notas de voz.
Além disso, a impossibilidade de salvar nativamente e encaminhar a mensagem oferece um controle maior sobre os compartilhamentos dos usuários.
Quando a atualização chegará para todos os usuários?
Até o momento, a funcionalidade só está disponível em versão de teste no WhatsApp Beta para Android 2.23.22.4 e no WhatsApp Beta para iOS 23.21.1.73.
Por enquanto, não há uma data prevista para a disponibilização do recurso na versão estável do WhatsApp para todos os usuários.