WhatsApp lança novo recurso chamado Canais; veja como funciona
O mensageiro liberou os Canais nesta quarta-feira, 13, o novo recurso de transmissão de informações; aprenda a usar
Para quem ainda não se atualizou, o WhatsApp está se remodelando e lançando novas funcionalidades. A última grande ação anunciada pelo grupo foi a implementação do recurso Canais, nesta quarta-feira, 13.
O serviço está causando alvoroço na comunidade global do aplicativo, com a promessa de transformar a plataforma em um canal de transmissão de informações em massa.
Parecido com o Telegram, o objetivo do novo recurso é permitir que usuários recebam atualizações sobre organizações, veículos de comunicação, artistas, e muito mais, diretamente no WhatsApp.
De acordo com os desenvolvedores, o acesso ao recurso será liberado gradativamente para todos os usuários. Isso faz parte da política padrão do WhatsApp de introduzir novos recursos aos poucos para garantir uma implementação estável e eficaz.
O que são os Canais do WhatsApp e como eles funcionam?
Os Canais aparecerão em uma guia separada chamada Atualizações, antes conhecida como Status. Nesta guia, além dos Stories, será possível encontrar os Canais novos, mais ativos e os mais populares.
Inicialmente, apenas Canais de parceiros selecionados e verificados estarão disponíveis. No entanto, em breve todos terão a oportunidade de criar seus próprios canais. Isso porque o recurso não é exclusivo para grandes corporações ou influenciadores.
Nos canais, os criadores não terão acesso a nenhuma informação pessoal dos participantes, proporcionando um ambiente mais seguro e privado.
Além disso, quando o usuário encaminhar uma mensagem de algum Canal para uma conversa, o texto incluirá um link para o Canal correspondente.
Canais X Comunidades: qual a diferença?
O recurso Canais é diferente do Comunidades, que foi oficializado no Brasil no início deste ano. O objetivo do Comunidades é reunir vários grupos do WhatsApp sob um mesmo guarda-chuva, permitindo adicionar até 50 grupos em uma comunidade, suportando até cinco mil pessoas.
No entanto, os Canais funcionam mais como uma transmissão – uma pessoa só comunicando e várias recebendo, tendo uma distribuição diferente de conteúdo. Isso torna o recurso mais focado na disseminação de informações do que na interação entre os usuários.
Com essa nova atualização, o WhatsApp reitera seu compromisso de criar um espaço digital cada vez mais dinâmico e funcional para seus usuários.