WhatsApp lança recurso para marcar consulta, pagar contas e mais; entenda
O novo recurso do WhatsApp promete revolucionar o uso comercial, facilitando agendamentos e reservas diretamente pelo aplicativo
O aplicativo de mensagens WhatsApp anunciou nesta quarta-feira, 20, uma atualização que promete revolucionar o uso comercial da plataforma. O lançamento ocorreu na Índia, um dos mercados mais potentes no uso do aplicativo, durante o evento Meta Conversations 2023.
A novidade é chamada de Flows, uma funcionalidade que permite aos usuários utilizarem o mensageiro para realizar diversas tarefas, como o check-in para um voo, pagar contas, finalizar compras, agendar um horário com um médico ou até mesmo reservar uma mesa em um restaurante.
Pois é! Segundo a empresa, para que esses serviços possam ser geridos pelo aplicativo, haverá interfaces específicas que poderão ser ativadas pelas empresas. O Flows vai estar disponível para as empresas que usam o WhatsApp Business.
No Brasil, a ferramenta está atualmente operando apenas com negócios parceiros, mas a expectativa é que em breve a atualização esteja disponível para todas as empresas que utilizam o serviço corporativo do WhatsApp.
Qual será a funcionalidade do Flows?
Com a nova atualização, o app permitirá, por exemplo, que o usuário possa realizar o check-in para um voo e escolher um assento no avião, agendar um horário com um médico ou reservar uma mesa em um restaurante.
Tudo isso por meio de interfaces específicas disponibilizadas pelas empresas usuárias do serviço.
Para o check-in, o aplicativo apresentará um mapa com os assentos disponíveis no voo para o usuário escolher.
Em relação ao agendamento de serviços, as empresas poderão compartilhar uma ferramenta customizada de reservas, que estará integrada aos sistemas internos dos negócios.
Uma outra funcionalidade será a possibilidade de gerenciar carrinho de compras e outros serviços através do app. Inclusive a facilidade de pagar contas.
Quem já está usando o novo recurso do WhatsApp no Brasil?
O recurso já está sendo usado em caráter de teste por algumas empresas como o Banco PAN, Itaú e Magazine Luiza, que participam do lançamento piloto do sistema.
No caso do PAN, a funcionalidade estará sendo usada para contratação de serviços de crédito e gerenciamento de itens no carrinho de compras.
Já a varejista Magazine Luiza está utilizando o sistema para facilitar o agendamento com seus especialistas em consórcios. Adicionalmente, os clientes desse segmento da empresa também poderão gerenciar boletos e ofertas de lances pelo Flows.
WhatsApp e sua estratégia de monetização
A iniciativa do Flows faz parte das ações da empresa para aumentar a monetização do aplicativo, um desafio que vem sendo enfrentado pela Meta desde a compra do WhatsApp, em 2014, por aproximadamente US$ 16 bilhões.
A ideia é intensificar o foco no segmento chamado “Business Messaging”, incentivando a utilização do aplicativo como recurso de agendamentos e reservas entre empresas e clientes.
Durante o evento, a empresa também anunciou que pretende expandir o selo de verificação Meta Verified para negócios no Instagram, Facebook e WhatsApp. O selo acaba sendo concedido apenas para algumas empresas atualmente, mas os testes para expansão deverão começar nos próximos meses.