WhatsApp libera novo recurso para aumentar a segurança e privacidade
WhatsApp lança nova ferramenta para proteger usuários em chamadas; saiba como utilizar
O WhatsApp deu um novo passo em direção ao aumento da segurança dos usuários. Nesta quarta-feira, 8, o aplicativo anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade que permite proteger o endereço de IP durante as chamadas realizadas pela plataforma.
Batizada de “proteger endereço IP em chamadas”, a nova ferramenta pode ser facilmente encontrada na área de configurações do aplicativo. A ativação é opcional, deixando a cargo do usuário a decisão de utilizar ou não o recurso.
O que você precisa saber sobre a nova funcionalidade do WhatsApp?
Com o botão ativado, as chamadas serão retransmitidas pelas redes de servidores do WhatsApp, escondendo assim o verdadeiro endereço IP do usuário.
O sistema de identificação chamado endereço IP (Internet Protocol, em inglês), é responsável por permitir o envio de informações entre dispositivos numa rede de comunicação.
Ocultar seu IP pode proteger informações importantes do usuário, como a localização geográfica ou o provedor de internet, evitando possíveis ataques de malwares e softwares maliciosos.
Passo a passo para ativar a nova funcionalidade
- Abra o aplicativo do WhatsApp;
- Com o app aberto, vá nas configurações, no canto superior direito no Android e no canto inferior direito no iOS (iPhone);
- Nas configurações, escolha a opção “Privacidade”;
- Role a tela até o final e clique em “Configurações avançadas”;
- Agora basta você ativar o botão. Pronto!
O preço da privacidade
Apesar da nova funcionalidade ser um grande passo para a proteção dos dados dos usuários, o WhatsApp alertou que há uma potencial desvantagem para quem optar por ativá-la. Mais especificamente, a qualidade das chamadas pode diminuir com o uso do recurso de proteção de IP.
“Ao usar a retransmissão de chamadas, você pode descobrir que a qualidade da chamada é reduzida”, alerta o aplicativo.
A empresa reforçou, entretanto, que todas as chamadas continuam sendo criptografadas de ponta a ponta, mesmo quando a nova opção de proteção de IP estiver ativada.