Xuxa rebate críticas sobre seus posts contra o consumo de carne
"Deve ser horrível não querer ver ou saber que você não precisa fazer o que você sempre fez", disse a apresentadora
A apresentadora Xuxa Meneghel, que é vegana e defensora da causa animal, rebateu com uma nova publicação as críticas sobre sua postura condenando o consumo de carne durante as festas natalinas. “Natal é amor. Mais amor nos corações de todos vocês”, escreveu ela na tarde da última quarta-feira, 25 de dezembro, em suas redes sociais.
Uma das primeiras publicações sobre o tema na semana era a imagem de um peru coberto de sangue e uma faca também ensanguentada. “Celebrar a vida com violência na mesa?”, dizia o texto. Pouco antes do Natal, Xuxa voltou a postar sobre o assunto. Desta vez, ela mostrou um leitão como se fosse para ser servido com a legenda “ele não queria morrer”, em seguida há uma foto dela e do marido, Junno Andrade, posando com um porco.
Diante das críticas que recebeu, a apresentadora foi novamente às redes sociais e rebateu os comentários negativos. “Vi que algumas pessoas não gostaram do meu post anterior… Deve ser horrível não querer ver ou saber que você não precisa fazer o que você sempre fez, deve ser horrível ter que assumir que fazemos parte disso tudo… Natal é amor, mais amor nos corações de todos vocês”, disse ela. Entre as imagens publicadas há a de um porco abatido.
Além disso, Xuxa agradeceu aos que respeitam sua decisão de ser vegana. “Para você eu peço que vejam alguns documentários: “H.O.P.E.”, “What the Health”, “Food Choices” e “Terráqueos”, completou. E marcou o perfil da ONG norte-americana Mercy For Animals, que luta pelos direitos dos animais e combate a exploração de animais para a alimentação.
Onde denunciar maus-tratos
Diante do conhecimento de um caso de crueldade contra animais domésticos ou silvestres, qualquer cidadão pode comunicá-lo à Polícia Militar por meio do telefone 190. A Polícia Ambiental também pode ser acionada.
É importante dizer que, antes de fazer a denúncia, é preciso saber para onde o animal será destinado, uma vez que nem a polícia nem o governo o acolhem. O ideal é ter um lar temporário ou lar definitivo já engatilhado para abrigar este animal para que ele não acabe na rua.
A denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.