Yahoo! terá que pagar R$ 17,9 mi à atriz Paula Burlamaqui por fake news
Empresa não tirou do ar filmagens fora de contexto que ligavam atriz ao uso de drogas
A atriz Paula Burlamaqui vai receber uma indenização milionária da empresa que opera o site Yahoo! Brasil. A Justiça do Rio de Janeiro deu prazo de dez dias para a companhia Verizon pagar R$ 17,9 milhões à artista em processo por fake news.
O processo milionário é pela não remoção de um conteúdo indevido indexado no site, que utiliza cenas da atriz no filme “Procuradas”, de 2004, para insinuar que ela estaria drogada. A informação é do colunista Ancelmo Gois, do O Globo.
A decisão da 46º Vara Cível carioca leva em conta que o Yahoo não retirou de sua ferramenta de buscas páginas que mostravam as cenas do longa-metragem Procuradas, de 2004, tiradas de contexto.
- Atriz da Globo relata ter sofrido assédio verbal e sexual dentro de ônibus
- Paulo Betti briga com Regina Duarte após atriz divulgar fake news
- Klara Catanho vai à Justiça e pede prisão de Leo Dias e Antônia Fontenelle
- Morte de Marília Mendonça desperta brigas políticas e fake news
No processo, a defesa da atriz Paula Burlamaqui alegou à Justiça que “a montagem faz crer que a apelante [Paula], tendo sido chamada de ‘vadia’, tem um surto psicótico e, aos gritos, arranca suas próprias roupas, como uma louca desvairada”.
Os advogados afirmam ainda que a atriz teria sido humilhada e desrespeitada em “sua honra, dignidade e privacidade” e que o vídeo impactou em sua vida pessoal e profissional, como “contratação para trabalhos de marketing, que exigem que o artista não esteja envolvido em situações polêmicas”.
Paula Burlamaqui já tinha vencido o processo em 2011, quando também incluiu o Google entre os alvos da queixa.