Zélia Duncan fala em democracia para se defender de processo de Neymar
Por outro lado, os advogados do jogador dizem que o que ela disse é passível de crime de difamação e esperam retratação da artista nas redes sociais
A cantora Zélia Duncan se manifestou sobre o processo movido por Neymar. Em resposta ao pedido de explicações aberto no Fórum Central Criminal da Barra Funda, em São Paulo, a artista disse que apenas falou sua opinião, sem ofender ou ultrapassar os limites da liberdade de expressão nas críticas contra o jogador em setembro deste ano.
“É impossível extrair das afirmações feitas por Zélia qualquer conteúdo que seja penalmente relevante”, disseram os advogados da artista na defesa. Eles falam que Neymar é uma pessoa pública e está sujeito a críticas da imprensa e do grande público.
Os representantes da cantora ainda citam a Constituição Federal, que dá liberdade a qualquer manifestação de pensamento, sobre qualquer uma pessoa, envolvendo tema de interesse público, ou não, de importância e de valor, ou não. Eles dizem que uma democracia livre não diferencia o que é uma opinião valiosa de uma sem valor.
- Santo André abre inscrições para 51º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
- BBB 23: Key Alves expõe proposta de Neymar para ela e sua irmã gêmea
- Entenda por que vizinhos chamaram a polícia e cogitam processar Neymar
Zélia ainda falou que o tema sobre os tributos envolvendo Neymar foram citados porque são um assunto divulgado amplamente pela imprensa, tal como a inclusão do nome do jogador na lista de devedores emitida pelo fisco espanhol. A expressão “pague seus impostos” não afeta a honra de ninguém, de acordo com ela, já que a questão tributária é passível de discussão.
Para a artista, as pessoas públicas, em cargos públicos ou não, estão sujeitas a receberam crítica e censura por seus atos e manifestações, pela influência e repercussão de suas condutas e manifestações no meio social. Além do que, foi o próprio jogador de futebol quem veio a público iniciar discussão a seu respeito.
Em setembro, depois do jogo contra o Peru, Neymar falou que a um repórter que não sabia mais o que fazer para ser respeitado, porque se considerava desrespeitado pela conduta de “repórteres, comentaristas e outros também”.
Zélia, então, teceu críticas ao atleta no Twitter. “Não sou de futebol, mas Neymar me parece até agora uma promessa como atleta e uma decepção como cidadão. Quer respeito? Dê-se a ele e mostre serviços. Ah, e pague seus impostos!”, escreveu a artista na rede social.
A postagem deixou o jogador irritado e ele foi à Justiça cobrar 11 explicações a Zélia Duncan.
Os advogados de Neymar falam em possível crime de difamação e perguntam se a cantora gostaria de aproveitar o processo para se retratar do que disse, apresentando desculpas formais ao atleta a serem publicadas nas mesmas redes sociais.