Zoológico gera polêmica ao fazer promoção para ruivos
Se você quiser elogiar o cabelo vermelho de alguém, evite compará-lo à pelagem de um animal. Essa foi a lição que um zoológico inglês aprendeu após decidir dar entrada gratuita a todos os visitantes ruivos como comemoração do Dia Mundial do Orangotango.
Como o 19 de agosto é o Dia Mundial do Orangotango, o zoológico Twycross, próximo à cidade de Nuneaton, achou que era uma boa ideia associar a cor dos pelos dos primatas aos cabelos das pessoas ruivas. Eles garantiram que cabelos ruivos de vários tons diferentes poderão participar da promoção, e que os funcionários na bilheteria contarão com uma escala de cores para ajudar a definir quem pode receber entrada gratuita. E não vale ir de peruca.
Isso está gerando polêmica, como era esperado. Algumas pessoas consideraram a comparação extremamente ofensiva – embora outras não parecem ter ligado tanto para isso. O veículo britânico The Telegraph até fez uma enquete para saber o que seus leitores pensavam sobre o caso. De 217 votos, 85% das pessoas disseram que a promoção é “diversão inofensiva por uma boa causa” (essa boa causa seria pela preservação dos orangotangos – é disso que a data mundial deles se trata), e 15% considerou a ação ofensiva. A votação ainda está acontecendo neste link.
Neste ano, essa já é a segunda polêmica sobre cabelos vermelhos no Reino Unido. Em abril, uma propaganda do site Match.com no metrô londrino usou a foto de uma mulher ruiva, cheia de sardas, acompanhada da seguinte legenda: “se você não gosta das suas imperfeições, outra pessoa gostará delas”:
Hey @Match — got a typo in this ad! You misspelled “perfection” as “imperfection.” #frecklesarehot #redheadsunite pic.twitter.com/UYKWf1eaSn
— Erin La Rosa (@SideOfGinger) 12 de abril de 2016