Zumbis dominariam o mundo em menos de 100 dias, diz estudo

‘The Walking Dead’ parece um cenário tranquilo e esperançoso perto deste estudo realizado em uma universidade britânica.

Em um novo artigo divulgado pela Journal of Physics Special Topics, publicação da Universidade de Leicester, o apocalipse zumbi seria bem mais destrutivo do que imaginamos. De acordo com os estudantes que realizaram a pesquisa, a população da Terra despencaria para meros 273 sobreviventes em 100 dias. As informações são do site Mashable.

O apocalipse zumbi poderia ser mais devastador do que imaginamos – mas ainda haveria esperança

Os autores do estudo utilizaram o Modelo SIR, um método que a epidemiologia tem de estudar como as doenças se espalham com o passar o tempo. Eles consideraram que cada zumbi teria uma taxa de sucesso de 90% na tarefa de encontrar e infectar um humano por dia. Dessa forma, o vírus zumbi seria duas vezes mais contagioso que a Peste Negra.

Outros pontos importantes que os pesquisadores estimaram foram: cada zumbi poderia viver por até 20 dias sem comer cérebros (o hambúrguer dos mortos-vivos); levaria 20 dias para um único zumbi começar uma epidemia que nós, humanos, perceberíamos (quando nos déssemos conta, já seria tarde demais: a pandemia teria começado); e ao assumir nenhum isolamento geográfico, teríamos apenas 181 sobreviventes no centésimo dia da infestação. 181 pessoas conta 190 milhões de zumbis rondando por aí. Se considerarmos o isolamento geográfico, limitando a habilidade dos zumbis viajarem, teríamos 273 sobreviventes – um resultado mais esperançoso.

Essa primeira pesquisa realizada por estudantes não considerou a possibilidade dos humanos matarem os monstros. Por isso, fizeram um novo estudo. Nele, expandiram a expectativa de vida zumbi para um ano (esses alunos gostam de jogar no hard) e deram 10% de chance de cada humano matar um morto-vivo por dia. Levando em consideração a reprodução humana (cada mulher poderia ter um bebê a cada três anos), a humanidade continuaria sendo reduzida a algumas centenas em poucos dias.

Mas calma, não perca as esperanças. É importante lembrar que a chance dos zumbis infectarem humanos cairia a cada dia, já que existiriam cada vez menos humanos para eles encontrarem. Se os sobreviventes tiverem a destreza do Rick Grimes ou da Claire Redfield e conseguirem se manter vivos por mais tempo, todos os zumbis poderiam morrer depois de mil dias. E em 10 mil dias após o início da pandemia, a população humana se recuperaria. Ufa!

Glenn, de 'The Walking Dead'