Aplicativo permite testar batons de marcas famosas virtualmente

23/06/2017 10:22

Depois de fazer sucesso com filtros que transformam selfies em desenhos de mangá, a Meitu vem investindo em uma ferramenta para fãs de maquiagem, a MakeupPlus. O aplicativo agora permite que o usuário teste, virtualmente, batons de marcas famosas; e até redireciona para o site no qual é possível realizar a compra do produto.

O aplicativo reconhece o rosto do usuário e simula a cor de batom na foto
O aplicativo reconhece o rosto do usuário e simula a cor de batom na foto

Basta acessar o modo “Studio”, escolher um batom, selecionar “experimente agora”  e tirar uma selfie, que o MakeupPlus automaticamente reconhece seu rosto e simula a maquiagem nele. As opções de marcas variam de acordo com o país; no Brasil, Natura, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Lancôme e Sephora são algumas opções (e tem como mudar a sua localização nas configurações de perfil).

Além disso, o aplicativo também simula base, sombra, delineador e outros cosméticos, e tem visuais completos inspirados em youtubers famosos de beleza, como Nikkie e Bretman Rock. Ele está disponível para Android e iOS.

Segurança digital

A Meitu é muito famosa na Ásia, e vem conquistando países ocidentais aos poucos. A questão é que os aplicativos da empresa pedem acesso a um grande número de funções do smartphone: localização de GPS, informações do cartão SIM, gravador de voz, chamadas telefônicas e por aí vai. O que levanta a suspeita de especialistas em segurança digital. “Muitos aplicativos reúnem dados [sobre o usuário], mas geralmente eles são empresas de nomes bem conhecidos, nas quais já confiamos nossos dados”, observar o pesquisador de segurança Greg Linares em entrevista à Wired. Por outro lado, a Meitu entrou em contato com o site Consumidor Moderno para explicar seu lado: “como a Meitu está sediada na China, muitos dos serviços fornecidos pelas lojas de aplicativos são bloqueados. Para contornar isso, a Meitu emprega uma combinação de sistemas de rastreamento de dados de terceiros e verifica se os dados do usuário rastreados são consistentes”. A empresa também ressaltou que não vende os dados dos usuários a terceiros”.