Como dar volume ao cabelo com dicas caseiras descomplicadas
Conheças as melhores técnicas de lavagem, secagem e finalização dos fios para viver com cabelos volumosos
Enquanto algumas pessoas passam a vida tentando fugir dos fios volumosos, outras gastam uma energia lascada procurando como dar volume ao cabelo com dicas econômicas e descomplicadas para o dia a dia.
Fios muito finos e lisos naturalmente aparentam ser mais “escorridos” que o normal, devido, sobretudo, à oleosidade do couro cabeludo que, nesse tipo de cabelo, é ainda mais notável.
- Terapia capilar: como reforçar a saúde do cabelo?
- Chá desta folha fortalece o cabelo e ajuda na prevenção de inflamações
- Como fazer shampoo natural caseiro com bicarbonato de sódio? Veja receita simples
- Como os cabelos brancos por estresse podem ser revertidos
Há algumas décadas, quem sonhava em ter cabelos volumosos comumente se rendia aos permanentes, sucesso dos anos 1980 que conquistou a cabeça de mulheres do mundo todo.
O método, contudo, é melhor deixar no passado, já que envolve processos que danificam o cabelo e, com o tempo, causam a perda de massa, gerando quedas e quebras excessivas. Por conta do diâmetro reduzido, fios finos sofrem mais com a fraqueza e a perda de rigidez. Por conta disso, se você já não tem muito volume, melhor ficar longe de processos que favorecem a perda de madeixas, né?
Sem se render a técnicas agressivas aos fios, a maneira mais saudável de conquistar mechas volumosas é por meio da sua rotina de cuidados, como a maneira e a frequência de lavagem, o modo de secagem, os produtos de finalização e até o corte do cabelo.
Como a madeixa lisa concentra maior oleosidade do que os outros, os fios tendem a ficar mais pesados e, assim, perderem o volume.
Por isso, lavá-los com frequência é uma boa solução para diminuir o nível de sebo e, assim, deixar o visual com aquele ‘toque perfeito’. O ideal, inclusive, é lavar as mechas uma vez a cada dois dias com shampoo neutro, abrindo mão de usar condicionadores em todas as lavagens, já que o produto colabora para criar aquela indesejável aparência “escorrida”.
Se seu cabelo embaraça e cria normalmente muitos nós, é impossível dispensar o condicionador, o que não tem problema, desde que se tome cuidado para não aplicá-lo na raiz e deixá-la ainda mais lubrificada.
Depois desse processo, use um pente fino ainda embaixo do chuveiro para separar os fios e, assim, evitar que fiquem super concentrados em mechas.
Outra dica para a hora do banho é prestar atenção na temperatura da água. Quanto mais quente, maior será o impacto no couro cabeludo. Ao entrar em contato com a alta temperatura, ele perderá boa parte do óleo produzido naturalmente, levando à produção excessiva de sebo.
Saindo do chuveiro, seque um pouco os fios com uma toalha felpuda, iniciando o processo pela raiz até chegar às pontas. Os fiapos do tecido, ao entrarem em atrito com o cabelo, ajudam a dar mais volume.
Aplique um leave-in ainda com as madeixas úmidas, do comprimento às pontas, para deixar o cabelo melhor estruturado e definido. Mas cuidado! Se utilizar muito produto, você pode atingir o efeito rebote, ou seja, pesar ainda mais as mechas e perder o volume proporcionado pelo cosmético.
Além do leave-in, outros cremes ajudam no ganho de volume, como géis e mousses. Coloque uma nós do produto na palma da mão e aplique principalmente na raiz do cabelo, lembrando sempre de dar aquela bagunçadinha com as pontas dos dedos para deixar os fios mais separados.
A secagem pode ser considerada a etapa mais significativa na hora de dar volume ao cabelo liso, pois o vento do secador dá conta de bagunçar as mechas sem te deixar com cara de “louca”, criando maiores espaços entre os fios.
Com a cabeça para baixo, comece o processo pela raiz, fazendo movimentos com os dedos para permitir que o ar circule. Vale lembrar que o secador de cabelo deve ser usado de baixo para cima, para garantir que seus fios sequem nesse sentido.
Utilize o aparelho em temperatura média, para que a secagem ocorra de maneira lenta, diminuindo o frizz e auxiliando na durabilidade do volume. Se quiser turbinar o processo, invista em bobes de diâmetro largo, enrolando-os em mechas nas laterais e no topo da cabeça.
Caso você não esteja com o secador em mãos, uma ótima dica é enrolar todas as mechas ainda úmidas e prendê-las para cima em um coque. Deixe o cabelo secar nessa posição por completo e verá que o volume é garantido.
Quando for possível, utilize a mesma técnica com o secador para conquistar resultados mais expressivos.
Com os fios limpos e secos, chega a hora de finalizar o passo a passo de como dar mais volume ao cabelo liso.
Para isso, é importante utilizar produtos específicos para esse fim, que normalmente não são cremes ou substâncias de textura pastosa, exatamente para evitar que os fios fiquem pesados.
A melhor opção é apostar em pomadas em pó, com aparência de talco, que ajudam a “soltar” a raiz e acabam com o aspecto de oleosidade. Se você não se adaptar a essa opção, é possível encontrar modelos em spray em lojas comuns de cosméticos.
Após utilizar o finalizador, bagunce um pouco as mechas com as pontas dos dedos.
Se ter cabelos volumosos é um desejo de longo prazo, que tal investir em um corte que favoreça o volume?
Cortes repicados são incríveis para esse fim, já que garantem movimento e proporcionam um volume mais natural. Converse com seu cabeleireiro para criar um visual em camada e bem desfiado, de preferência com o comprimento na altura dos ombros, no máximo.
Esse modelo, além de permitir cortes mais assimétricos e geométricos, garante que os fios não pesem tanto, ou seja, é ideal para evitar a cara de “escorrido”.