Descubra qual tipo de franja é perfeita para o seu rosto

31/05/2016 18:14 / Atualizado em 07/05/2020 03:18

Cobiçadas, mas arriscadas: franjas são aquele estilo de cabelo que quase todo mundo já quis ter, mas nem todo mundo fez por medo de não ficar legal. Ou pior: você provavelmente conhece alguém que cortou assim e não curtiu, tendo que prender o “estrago” para trás por algum tempo.

Mas não desista da franjinha: antes de decretar que ela não serve para você, procure descobrir qual é o formato do seu rosto (que você pode descobrir aqui). Porque para cada pessoa existe um corte ideal  – não que você não possa tentar outros, mas geometricamente, sempre tem um que dá mais certo ou faz mais sucesso! O cabeleireiro nova-iorquino Matt Fugate, que trabalha com a modelo Karlie Kloss, deu às dicas ao site InStyle para você não ter receio na próxima vez que for ao salão de beleza. Anota aí:

Teste o corte

Antes de partir para a tesoura, talvez seja uma boa ideia ir a uma loja especializada em produtos de beleza e arrumar uma franja postiça que se aproxime da cor do seu cabelo. O investimento aumenta a sua margem de segurança: você pode testar o estilo por alguns dias, penteando e prendendo a franja de vários jeitos diferentes, e decidir o que prefere fazer. É legal também levar o acessório a um cabeleireiro para ele te ajudar a cortá-la do jeito certo, senão pode ser que esse experimento não funcione direito.

Rosto redondo

Se o seu rosto é arredondado, Matt sugere uma franja que caia até as laterais dos seus olhos, suavizando o peso na testa. Isso porque quando você cobre a testa inteira em uma franja cheia, o seu rosto pode acabar parecendo mais largo.

 
 

Rosto em formato de coração

Neste tipo de rosto, a franjinha de lado harmoniza com a linha do queixo.

 
 

Rosto quadrado

Para quem tem o rosto mais quadrado, é provável que uma franja mais ralinha e que desça em direção às maçãs do rosto fique bem legal, suavizando a linha do maxilar.

Rosto longo

Neste tipo, Matt Fugate recomenda a franja da Brigitte Bardot para dar um “up” nos olhos. Mas novamente: você sempre pode brincar com vários estilos de corte até achar o que te faz mais feliz!