Descubra se a sua pele é mesmo sensível – e como cuidar dela

É bem comum conhecer alguém que considere que sua pele é sensível (talvez esse até seja o seu caso). Porém, nem mesmo os dermatologistas parecem chegar a um consenso sobre quais são as características de uma pele sensível – vermelhidão? Descamação? -, e pode ser que você nem tenha o problema, e sim esteja apenas tomando os cuidados errados. O site Refinery29 listou três possibilidades para você considerar antes de se autodiagnosticar:

Talvez a sua pele não seja sensível, e sim reativa
Sabe quando você usa o produto errado e depois acaba criando um problema maior – e mais prolongado – ao tentar consertar o resultado? Segundo a dermatologista Fran E. Cook-Bolden, situações como essa podem acabar rompendo a barreira da cútis. “Se você tenta algo novo e essa barreira já está prejudicada, você só criará uma irritação maior”, ela explica. A dica é evitar extremos, como água fria ou quente demais e adstringentes muito fortes. Simplifique o seu ritual de beleza e teste um produto novo por vez. Com o tempo, pode ser que esse caráter sensível da sua pele passe!

Talvez a sua pele esteja apenas mudando
Sim, a nossa pele está em constante mudança – e conforme envelhecemos, ela parece mais sensível mesmo. Isso não quer dizer que você precise usar produtos novos o tempo todo, mas sim ajustar a forma como você os usa. São medidas simples, como usar mais creme durante o inverno e abusar do protetor solar no verão, que podem fazer a diferença. Então preste atenção à frequência de esfoliação e hidratação que você faz em cada período do ano!

Talvez você só tenha se acostumado com produtos suaves
Se o “é melhor prevenir do que remediar” sempre te levou a escolher os produtos para pele sensível, é capaz de você estar perdendo resultados melhores com as outras opções (caso a sua pele não seja mesmo sensível, é claro). Às vezes, cosméticos desenvolvidos com uma fórmula mais “gentil” acabam sendo menos eficazes – mas também não precisa  se jogar de cabeça em produtos mais fortes. Mais uma vez, teste um por um aos poucos; e se você sentir que algo irritou um pouco a sua pele, retorne às alternativas mais leves.