Estudante desenvolve roupas para refugiados sírios

Quando a moda encontra o humanitarismo: após ficar tocada com as histórias dos refugiados sírios, a estudante americana de design de moda Angela Luna decidiu criar roupas que pudessem ajudá-los. O resultado é uma coleção de casacos que podem se transformar em outros objetos, atendendo as necessidades diárias de quem está fugindo da guerra.

Em entrevista à rádio americana Wbur, Angela explicou que fez uma pesquisa muito vasta para poder desenvolver as funções de suas peças. Assim, ela criou dois modelos de jaqueta que se convertem em tendas – um pode abrigar duas pessoas e o outro, de 5 a 6 -, um casaco que se transforma em mochila e outro que reflete luz, mas que também pode ser usado do avesso, dependendo se o refugiado precisa se esconder ou ser visto por outra pessoa. Também há um agasalho com partes infláveis, servindo como boia, e outro que serve para carregar bebês.

A ideia da estudante é fazer um modelo de negócio em que a cada item comprado, outro é doado a quem tem necessidade. Para isso, Angela já entrou em contato com agências humanitárias. “Eu tenho esse desejo incontrolável de continuar trabalhando e perseverando porque isso não se trata apenas de mim, mas sim dos refugiados; se trata de ajudá-los da maneira que eu puder, usando o design como uma mensagem pelo bem”, ela disse na Wbur.

Confira a coleção: