Marca de cosméticos causa polêmica ao lançar campanha considerada pornográfica

13/10/2015 12:15 / Atualizado em 07/05/2020 00:32

A marca de cosméticos Lush lançou uma campanha na Austrália que vem causando bastante polêmica. Com o slogan “Go Naked” (“Vá pelado”, em tradução livre) a empresa mostra funcionárias sem roupa para anunciar a redução de plástico em frascos de mais de 100 de seus produtos.

“As imagens estão sem nenhum retoque, já que sentimos que não devemos ter vergonha de nossos corpos em seu estado natural e que cada uma de nós é maravilhosa em nossa diversidade, independente de cor, tamanho ou escolhas de vida”, a Lush comenta em nota oficial.

No entanto, os anúncios, que apareceram nas lojas em toda a Austrália, receberam várias queixas no órgão que regulamenta a publicidade no país e foi taxado como ‘ofensivo’ e ‘pornográfico’.

Uma das reclamações afirmou: “O anuncio é de natureza pornográfica e viola as normas dos pais sobre o que deve ser involuntariamente visto em público por crianças e adultos. Ele foi colocado ao nível dos olhos de uma criança em um shopping center. Ele mostra mulheres nuas tocando outras mulheres nuas e é mostrado em um lugar público”.

Após a repercussão, a empresa resolveu retirar os anúncios das lojas antes do previsto. “Nós queremos que nossa mensagem empodere as pessoas, não que as faça sentir mal sobre elas mesmas perto de um corpo que provavelmente nem é real, com a quantidade de aprimoramentos digitais usados atualmente”, afirmou o diretor australiano da Lush, Peta Granger.