Marca de maquiagem responde a críticas sobre testes em animais
Nos últimos dias, uma das marcas de maquiagem mais famosas vem recebendo uma verdadeira enxurrada de críticas no Instagram. O motivo: testes em animais.
Tudo começou quando saiu o anúncio de que a Nars começaria a vender seus produtos na China. O problema, como os fãs da marca foram rápidos em apontar, é que o país asiático requer que certos produtos sejam testados em animais. Dessa forma, ao entrarem nesse mercado, as empresas têm de se submeter a essas leis e deixar de se qualificarem como livres de crueldade.
No Instagram, pessoas têm comentado a hashtag #stopanimalcruelty (“parem com a crueldade com animais”, em português) e #saynotoanimaltesting (diga não a testes com animais). Algumas prometeram nunca mais comprar nenhum produto da Nars. “A declaração de vocês mostrou mais desejo de fazer dinheiro do que de ter ética”, criticou uma seguidora, ao que um fã disse: “que vergonha de vocês por fingirem que querem um mundo livre de crueldade. Ações falam mais do que palavras”.
Nesta terça-feira (27), a marca decidiu responder às críticas com uma nova publicação na rede social. Nela, garantiu que ouve seus clientes, e concorda que testes em animais precisam parar no mundo inteiro. “Nós firmemente acreditamos que a segurança de um produto e de um ingrediente pode ser provada por métodos não-animais, mas precisamos cumprir com as leis locais dos mercados nos quais operamos, incluindo [as] da China”, defendeu.
A Nars também explicou a decisão de começar a vender na China. “Sentimos que é importante trazer nossa visão de beleza e arte aos fãs na região”, disse. “A Nars não teste em animais ou pede a outros para fazerem isso no nosso lugar, exceto onde é exigido por lei”. A marca ainda apontou que apoia o Institute for In Vitro Sciences (IIVS), uma organização global que está à frente do desenvolvimento de métodos que dispensam os testes em animais.
A defesa não agradou muitos fãs. Uma maquiadora comentou: “‘[sentimos que é] importante trazer a nossa visão de beleza’; uma frase irrelevante e superficial. Vocês decidiram entrar na crueldade animais apesar de já serem uma marca bem-sucedida”. Já outra ficou contente: “incrível, obrigada! Vou voltar a comprar os produtos de vocês (e contarei aos meus amigos e familiares também) assim que um teste alternativo for alcançado”.
Veja a declaração da empresa abaixo, na íntegra (em inglês):