Oito dicas para barbear sem irritação
Você provavelmente já passou por isso. Sabe aquela irritação no rosto e pescoço, que muitas vezes transforma em bolhas e manchas um ou dois dias após fazer a barba?
Pois é, você não está sozinho nessa. A maioria dos homens enfrenta isso. Mas a boa notícia é que é possível evitar. Existem novos e ótimos produtos para combater a irritação, mas para eliminar de vez também é necessário adotar alguns hábitos.
Preparamos uma lista com oito dicas. São simples e não vão tomar o seu tempo.
- Saiba como coceira nas pálpebras pode revelar uma alergia
- Homem também se cuida! Esquenta Black Friday tem produtos para barba, cabelo e bigode com até 65% de desconto
- Como esta planta ajuda a eliminar as olheiras; saiba como utilizar
- Erros comuns de higiene feminina que podem prejudicar sua saúde
1- Molhe bem o rosto antes de fazer a barba
Essa é uma das chaves para um barbear mais rente e sem irritação. O pelo molhado fica mais fraco e, portanto, mais fácil de cortar. Tomar banho antes ou durante o barbear é a maneira ideal para garantir que sua barba está devidamente umedecida. Se não tem chuveiro por perto, use uma toalha quente úmida no rosto por alguns minutos. Essa é uma técnica de barbeiros profissionais
2 – Creme de barbear de qualidade
Nada de cremes de quinta categoria. Existem produtos de ótima qualidade que são mais baratos do que você pensa. Os melhores cremes de barbear criam uma espuma rica e cremosa e não algo que se assemelha à espuma de um sabonete. Um bom creme influencia até mesmo na duração da sua lâmina de barbear.
Além de ajudar a lâmina deslizar melhor, o creme também serve para bloquear a umidade para as raízes dos pelos, mantendo-os macios e retos, preparados para o corte. É recomendável deixar o creme no rosto por, pelo menos, um minuto antes de começar a cortar.
3- Use uma lâmina de qualidade
Certifique-se a lâmina é afiada. Além de cortar os pelos, ao raspar, a lâmina chega a cortar até duas camadas de pele. Uma lâmina cega contribui para queimaduras e erupções cutâneas que deixam a barba irritada quando cresce. A durabilidade da lâmina depende de vários fatores, incluindo marca, creme de barbear usado e seu tipo de barba. Portanto a troca de lâmina depende de cada um. Fique atento e troque assim que começar a ficar cega.
4- Enxágue a lâmina
Enxágue a lâmina em água quente antes de começar a fazer a barba e depois de alguns cortes. Isso remove o creme de barbear acumulado. Além disso, o uso de água quente ajuda a lubrificar a lâmina.
5 – Por onde começar
Deixe os pelos do queixo e do bigode por último, já que são os mais difíceis. Esse tempo de espera ajuda permite-lhes mais tempo para amaciar sob o creme de barbear.
6- Direção correta
Essa é uma das dicas chaves. Muita gente acha que barbear contra a direção do crescimento do pelo é melhor. Não é bem assim. A vantagem é que a barba fica mais rente, mas você corre um alto risco de se cortar. Além disso, como a raspagem acontece muito rente, abaixo do nível da pele, o pelo tem grande chance de crescer encravado, resultando em inflamação e até mesmo em infecção.
7- lave a lâmina
Lave bem a lâmina. Isso ajuda a conservá-la e a se livrar de pelos, creme de barbear, óleos e peles. Nunca limpe a lâmina com tecido. Isso faz a lâmina ficar cega
8 – Limpe e acalme a pele após o barbear
Os cuidados pós-barba são fundamentais. Lembra que falamos que o processo de barbear raspa até duas duas camadas de pele? Uma loção pós-barba funciona como um escudo, ajudando a “fechar” a pele, além de ter propriedade adstringentes.
Os produtos melhoraram muito hoje em dia. Encontre um que seja confortável para você. Existem alguns desenvolvidos exclusivamente para evitar irritação, para pessoas com pelos mais suscetíveis a esse tipo de irritação.
Os cremes pós barba também ajudam a deixar a pele umedecida, como uma sensação mais agradável.
Acesse nosso blog e conheça uma dica extra que você vai adorar