Organização adapta roupas para quem tem mobilidade reduzida
Para quem é portador de algum tipo de deficiência física, a hora de se vestir pode apresentar muitos problemas: para algumas pessoas, colocar uma calça jeans, por exemplo, é uma tarefa incrivelmente difícil. Com isso em mente, a estilista Mindy Scheier criou a Runway of Dreams, uma organização sem fins lucrativos que visa adaptar as roupas que vemos nas lojas para quem tem mobilidade reduzida.
Quem inspirou Mindy foi o seu filho, Oliver, que nasceu com uma forma rara de distrofia muscular. “Quando o Oliver começou a se importar com o seu estilo, eu tive de fazer uma decisão: deixá-lo usar uma calça jeans que não o deixaria ir ao banheiro sozinho ou dizer a ele que não seria possível se vestir como os outros meninos”, a estilista contou em entrevista ao BuzzFeed.
Desde então, a Runway of Dreams vem fazendo parcerias com marcas de moda e varejistas para adaptar roupas. Para isso, além de redesenharem peças, eles também têm investido em ímãs especiais que substituem botões e outros tipos de fechos.
- Pernambucanas oferece ingresso para Mufasa: O Rei Leão, com nova coleção em parceria com a Disney
- Cientistas revelam possível causa para o surgimento do Parkinson
- São Caetano inaugura parque linear na Kennedy e entrega Cidade das Crianças revitalizada
- Viajar sozinha no Brasil: 3 lugares para uma experiência transformadora
A grife Tommy Hilfiger é uma das marcas que recentemente fecharam um acordo para cooperar com a organização, criando uma linha com 35 peças diferentes. A ideia de Mindy Scheier é produzir roupas para todas as idades e fechar parcerias com mais marcas, para tornar a iniciativa acessível a um espectro socioeconômico maior. “Nós queremos fazer uma mudança enorme na indústria de moda”, ela afirma.
A Runway of Dreams fez um mini-documentário sobre a sua iniciativa – infelizmente, ele ainda não tem legendas em português, mas você pode assistir a ele aqui: